A Carandá Educação, escola com proposta pedagógica humanista e contemporânea do berçário ao ensino médio, uniu e atualizou as cinco redes das suas antigas sedes em um único prédio na cidade de São Paulo. Dessa forma, passou a ter todo o gerenciamento de TI centralizado na nuvem, 100% de fibra óptica na infraestrutura e cobertura sem fio de alta velocidade em toda a instalação. A atualização inclui todas as dependências da escola, incluindo administração, salas de aula, biblioteca e espaços de atividades extras, tornando o ambiente online completamente integrado ao físico. A nova tecnologia é da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise.

Agora todos os alunos podem ter aulas online, presenciais ou híbridas, com professores que se preparam exatamente para esse modelo de ensino, utilizado em situações específicas durante a pandemia. Os docentes podem interagir diretamente tanto com os alunos presentes em classe quanto com os que estiverem em casa por meio das câmeras, microfones e notebooks das salas, que contam com um sistema de som integrado à rede e suportam até 1200 conexões simultâneas.

Quando a escola tinha várias unidades, havia dificuldade na logística e administração da rede. Cada localidade tinha um ponto de Internet com administração local. Se o sinal caía, a equipe de TI tinha que se deslocar para resolver o problema pessoalmente. “Atualmente a velocidade da rede está muito maior e qualquer questão é resolvida na nuvem. O sistema de som é de excelente qualidade e a nossa equipe de TI está mais confortável na administração da rede no dia a dia”, destaca Thiago Sanches Meneghiti, Administrador de Rede da Carandá Educação.

O sistema de detecção de incêndio e as câmeras de segurança também estão conectados à rede. Ao realizar a implementação tecnológica, a NúcleoTech e a Virtsat, empresas parceiras da Aruba, transferiram conhecimento para que a equipe técnica da escola possa operar o novo ambiente de TI implementado.

Todo o suporte para a implementação foi remoto e o gerenciamento do ambiente foi feito na nuvem. Foram implementados core de rede com switches concentrados de fibra óptica de alta velocidade e 20 GB, switches com borda, topologia de rede de três camadas segmentadas e pontos de acesso Wi-Fi ligando toda a infraestrutura, que conta com cabeamento certificado. “Desenvolvemos uma solução sob medida para adequar a proposta à necessidade orçamentária da escola. Fizemos algumas reengenharias no projeto e conseguimos diminuir de 90 para 45 o número de pontos de acesso Wi-Fi necessários, sempre mantendo a qualidade de cobertura da rede sem fio”, aponta Márcio Parra, Gerente de Projetos da Virtsat. 

Arlindo Silva, gerente de Distribuição e PMEs da Aruba, explica que é importante que o mercado de educação brasileiro saiba que, em escolas e universidades, já é possível criar uma estrutura de TI para unir a rede dos edifícios administrativos, dormitórios, instalações de pesquisa, data centers e home offices com gerenciamento remoto a partir da nuvem sem custo de aquisição e de subscrição. Também se pode implementar IoT - Internet das Coisas e simplificar a navegação no campus. A solução proposta para a Carandá Educação foi baseada no Aruba Instant On, com switches da linha 1930 e pontos de acesso de alta performance AP 15. 



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024