A TMW Telecom, operadora com sede em Arroio dos Ratos, na região metropolitana de Porto Alegre, RS, e atuação em 30 municípios da região Sul desde 2002, está lançando o TMWPIX ISP, uma plataforma de transmissão de TV ao vivo e streaming para provedores de Internet interessados em agregar novos serviços a seus assinantes, aumentar o tíquete médio e ter as vantagens da redução da carga tributária com SVA – serviços de valor agregado.

A solução foi totalmente desenvolvida pela equipe de engenharia e programadores da TMW, com objetivo inicial de atender seus clientes da base. O projeto começou há cerca de 10 anos e há cinco anos o serviço é oferecido aos assinantes. “Com o sucesso do negócio, decidimos apresentar a solução para outros provedores no país, para que também possam ter as vantagens de oferecer mais do que conexões de banda larga”, diz Rodrigo Mattos, CEO e fundador da TMW Telecom.

Segundo ele, o TMW PIX ISP conta com mais de 100 canais, incluindo os lineares de TV das principais emissoras nacionais, em full HD, como SBT, Record TV, Band, Rede TV, ideais para localidades com dificuldades de transmissão aberta ou sem cobertura, além de 25 emissoras de rádio, 5000 horas de filmes, documentários, shows, animações e lançamentos de cinema dos estúdios Sony, Marvel e Warner. “A negociação já está feita com os programadores e estúdios. O provedor não precisa ter custos com consultores, associações ou entidades para intermediar as negociações de distribuição de canais e conteúdo”, diz o CEO.

O provedor também não precisa investir em headend. Toda a infraestrutura do TMWPIX ISP está pronta para uso, incluindo middleware IPTV, CAS e DRM e segurança exigida pelas programadoras e estúdios. “Há uma redução de 60% nos custos operacionais”, afirma.

Os serviços são transmitidos em qualquer dispositivo do cliente, com aplicativo para smartphones, tablets, computadores, smart TVs com Android, TVs da Samsung e LG, além de set top boxe da TWMPIX. A transmissão é no formato unicast, que possibilita a entrega ponto a ponto sem limitação na rede, utilizando a banda somente quando o usuário estiver assistindo. “A tecnologia é compatível até mesmo com provedores que utilizam acesso via rádio, a partir de 5 Mbit/s. A maioria dos sistemas no mercado utiliza o formato multicast, que tem limitação de rede e só pode ser implantado com a presença de um técnico na casa do assinante”, diz Mattos. A TWM realiza a monitoração 24 horas da recepção dos canais e a distribuição dos conteúdos sob demanda (VOD).

Os valores básicos partem de R$ 29,90 o pacote com 48 canais e dois acessos simultâneos. O modelo funciona por meio de tokens, que são adquiridos em combos, ou seja, o provedor compra um determinado número de acessos, que serão revendidos para sua base de assinantes. “Sugerimos valores mínimos, mas o provedor fica à vontade para trabalhar e colocar seu preço. Um estudo interno mostrou que o provedor já pode ter um bom lucro se vender no mesmo valor da TMW”, diz o gerente Thiago Pereira. Quando os serviços de streaming são inseridos em combos de serviços ao assinante, a carga tributária pode ser reduzida.

Para desenvolver o mercado de streaming e realizar as revendas junto aos provedores, a TMW atuará por meio de distribuidores. Foi assinada uma parceria com a Infortel Telecom, de Canoas, RS, fornecedora de equipamentos com atuação nacional. “A TWM atende somente os consumidores finais. Então os distribuidores ficarão responsáveis por fazer toda a negociação com os provedores”, finaliza o CEO.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024