Qualquer decisão quanto à construção, aquisição ou migração de data centers envolve elevados investimentos e riscos ainda maiores. Para ajudar os usuários finais e provedores de serviços a tomarem as melhores decisões, baseadas em estimativas precisas de Capex e Opex ao longo de todo o ciclo de vida do data center, foi criada no ano passado a VERT3X, uma nova consultoria que traz como diferencial o foco no negócio, ou seja, capaz de realizar uma análise de custos que vai além da abordagem técnica de projeto e engenharia que existe no mercado.

“Analisamos a infraestrutura técnica do site, mas sob a óptica do negócio. Fornecemos insights, roteiros e análises financeiras a partir de uma abordagem holística do data center”, diz Carlos Pane (foto), diretor e fundador da empresa, que traz na bagagem uma carreira de mais de 20 anos como executivo da área de data centers da IBM.

Segundo ele, a VERT3X cobre todo o ciclo de vida do site, incluindo estratégia, planejamento (avaliação de site, pré-projeto, estimativas de Capex e Opex), construção (revisão de projeto, garantia de qualidade), operação (eficiência energética, análise de risco e ferramentas de gerenciamento) e migração (plano, ocupação e garantia de qualidade).

Entre seus clientes está um grupo internacional que pretendia comprar os data centers da Entel Chile. No ano passado, a operadora de telecomunicações colocou à venda sete data centers, além de dois terrenos já aprovados para um futuro projeto de expansão. “Analisamos a infraestrutura, os cenários de risco e oportunidades do negócio de cada site para que o cliente tivesse mais segurança ao fazer uma oferta”, diz.

Para data centers já em operação, a VERT3X analisa formas de otimizar os custos, por exemplo, por meio de eficiência energética e uso de ferramentas de automação. “Em alguns casos, a ocupação está aquém do planejamento original ou em desajuste com os parâmetros de design, trazendo elevadas despesas de operação e manutenção. Avaliamos soluções como a reforma da instalação, a mudança para um site menor ou até mesmo o fechamento do site e migração para um ambiente de colocation ou para nuvem”, diz.

Além de grandes data centers hyperscale, a consultoria também trabalha com sites corporativos (usuários finais) e edge data centers, área que está crescendo bastante.

E para obras novas, a VERT3X realiza a análise do investimento, avalia o local de instalação, o potencial de negócios e garante a qualidade da construção e operação do data center. De acordo com o executivo, a consultoria é independente e não está ligada a nenhuma marca ou fabricante de equipamentos, o que possibilita uma avaliação sempre imparcial.

“Estratégias erradas em qualquer ponto do ciclo de vida do data center podem ter um enorme impacto financeiro à empresa. Por isso, é preciso tomar as decisões certas desde o início do processo”, finaliza o consultor.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024