A Anlix, empresa desenvolvedora de softwares que facilitam a operação do provedor de Internet, sediada no Rio de Janeiro, está apresentando ao mercado o Flashboard, uma plataforma para monitoramento do Wi-Fi que permite ao provedor uma visão de dentro da casa dos clientes. Baseada em algoritmo que calcula a nota dos dispositivos na casa do assinante e indicadores de parâmetros de qualidade da rede, a ferramenta é hoje compatível com mais de 50 modelos de CPEs, independente do fabricante.

“94% dos assinantes de banda larga utilizam o Wi-Fi para navegar na Internet. Mas cerca de 30% a 40% deles têm uma má experiência com a rede sem fio em suas casas, gerando reclamações e até mesmo cancelamentos do serviço”, diz Bruno Jorge, gerente de comunicação e marketing da Anlix. Daí a importância de monitorar o Wi-Fi. “O Flashboard detecta os problemas de rede antes que eles virem reclamações. O time de atendimento pode ter mais proatividade e poder para tomar decisões importantes. Ou seja, é possível gerenciar e controlar a base de assinantes de forma mais eficaz”, afirma. Com isso, a empresa reduz custos com envio de técnicos e fideliza o cliente, com a prestação de um serviço de qualidade, diminuindo o risco de churn.

Segundo o gerente, muitas vezes o cliente acredita que a experiência é negativa por conta da conexão de Internet, mas não do Wi-Fi dentro de casa. “Em vez ligar para a central e fazer uma reclamação, ele simplesmente cancela o serviço e muda de operadora”, diz. Com a plataforma da Anlix, antes que isso ocorra, as equipes de redes e atendimento podem sugerir ações que possam melhorar a experiência, como o upgrade do equipamento para uma opção com mais recursos ou mais potente; a instalação de um ponto adicional com rede mesh; ou o reposicionamento do roteador ou ONT em um outro ponto da casa onde melhore a conectividade. “A possibilidade de identificar a origem de problemas de rede e resolvê-los com rapidez e agilidade impacta diretamente a satisfação do consumidor”, diz.

O Flashboard gera dashboards informativos em tempo real, é possível acompanhar dados claros sobre várias áreas com gráficos intuitivos, como base instalada do provedor, CPEs em uso, distribuição de fabricantes de equipamentos, entre outras informações sobre a rede e suas configurações.

“Além disso, a plataforma traz uma área de mapas com atualizações automáticas que mostram dados de conectividade, estatísticas de latência e perda, e um grande diferencial, que é o mapa que carrega a nota do Wi-Fi, de toda a base de assinantes do provedor”, afirma. É ainda possível visualizar a geolocalização dos clientes, verificando quem está online ou offline na base instalada e identificar claramente problemas de rede, dentre outros indicadores, considerando o georreferenciamento realizado.

Com profissionais e diretores com mais de 30 anos de experiência no mercado de TI e desenvolvimento de firmware e segurança de dados, a Anlix conta atualmente com mais de 400 clientes e 3 milhões de dispositivos monitorados.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024