A Eletronet, fornecedora de transporte e trânsito IP por redes de fibra óptica, está lançando o IP Burstable, um novo modelo de negócios baseado no consumo, desenvolvido para atender às necessidades dos provedores regionais, que atuam com um tráfego de dados dinâmico. O serviço oferece capacidade garantida de 30 Gbit/s, e a partir dessa faixa até 60 Gbit/s, a contratação é realizada conforme uso. “Antes só vendíamos o full IP, ou seja, a banda cheia, com custo fixo. Com o serviço, o provedor poderá ter mais segurança e reduzir os custos, uma vez que pagará somente pela banda consumida, sob demanda”, diz o diretor comercial Cassio Lehmann.

O Full IPop Burstable e Full IPix Burstable estão disponíveis em São Paulo e Fortaleza, CE, tanto nos PoPs quanto nos PIXs, respectivamente, e gradativamente serão expandidos para outros pontos da rede Eletronet, que possui 166 PoPs e está presente em 25 PIXs. A capacidade será incrementada para 100 Gbit/s até o final do ano.

Também novidade da operadora é a inauguração do PIX Aracaju, SE, conectado ao PIX central da RNP na cidade, ampliando sua atuação no Nordeste brasileiro. E no Sudeste, a Eletronet terá uma infraestrutura de PIX em site próprio localizado no bairro de Barreiro, em Belo Horizonte, MG. “No Sudeste, era a única localidade que faltava para nos posicionar de forma efetiva. Já contamos com PIX do Rio de Janeiro e em São Paulo temos o maior PIX, com troca de 1 Tbit/s de tráfego”, diz Lehmann.

O PIX, também conhecido como Ponto de Troca de Tráfego (PTT) ou Internet Exchange (IX), é um ambiente no qual os provedores, operadoras e redes de fornecimento de conteúdos trocam tráfego de Internet diretamente, permitindo a diminuição de latência, melhoria da qualidade e otimização da internet, sem a necessidade de navegar a grandes distâncias e estabelecer múltiplas conexões.

“O PIX possibilita acesso otimizado e direto a sites de games ao redor do mundo, de entidades governamentais brasileiras como os Detrans e Receita Federal, além de acesso a bancos, plataformas de vídeos e streaming entre outros”, explica o gerente de Produtos da Eletronet, Célio Mello.

Mello acrescenta que a Eletronet disponibiliza todas as rotas (full routing) para os clientes acessarem sem restrição, em qualquer um dos PIXs onde estão presentes. Dessa forma, quem é atendido por meio do PIX de Aracaju, em Sergipe, tem acesso aos mesmos conteúdos e com as mesmas facilidades de quem está em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024