O Laboratório do programa Open Field iniciou as operações após a instalação do primeiro site para testes de soluções abertas em uma rede privada. A rede em operação foi planejada e concebida em colaboração com o TIP - Telecom Infra Project e pode ser utilizada por empresas interessadas em testar e validar casos de uso baseados em soluções Open RAN.

“O objetivo é fomentar o Open RAN, facilitando o acesso de players à rede instalada. O programa será executado em fases, com testes em um ambiente muito próximo da realidade comercial. Poderão ser testados vários aspectos, como interferência, performance, propagação, mobilidade, tráfego, entre outros, e por simulação com usuários reais”, explica o especialista em desenvolvimento de negócios do Inatel, Gleyson Santos.

A criação do novo laboratório foi anunciada em outubro de 2020 e, desde então, foram realizados planejamento, aquisição e instalação de equipamentos baseados em arquiteturas 4G e 5G abertas e desagregadas. O laboratório conta com equipamentos dos parceiros Ceragon, Dell Technologies, Delta, DZS e Parallel Wireless. As operadoras Brisanet, Claro, TIM, parceira desde o lançamento, e Vivo fazem parte do programa.

Para o TIP, o principal objetivo do programa Open Field é promover a colaboração, o desenvolvimento e a adoção de soluções abertas, desagregadas, seguras, escaláveis e sustentáveis para as operadoras e demais parceiros do ecossistema.

O programa também irá contribuir com o Inatel na formação de futuros profissionais para o mercado, em tecnologias já consolidadas e também em soluções inovadoras que estão em debate no mundo das telecomunicações.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024