A Trópico anunciou um novo modelo de negócios para atender às demandas por conectividade do agronegócio brasileiro. Com a SICAaaS - Solução Integrada de Conectividade e Aplicações como Serviços, a empresa oferece a opção de contratação de uma rede 4G em 250 MHz, voltada a redes privadas no modelo de serviços.  Dessa forma, o produtor rural não precisa investir na aquisição da rede de telecomunicações, ou possuir equipe qualificada para sua operação e manutenção, para implantar aplicações baseadas em agricultura de decisão.

A solução de rede 4G na faixa de 250 MHz provê ampla cobertura, resultando em um menor número de antenas por área de interesse (hectares cobertos), com importantes reduções de custos de infraestrutura dos serviços. Essa cobertura ampla permite a implantação do conceito de fazenda digital, viabilizando serviços de monitoramento de máquinas e do desempenho dos processos agrícolas.

Segundo Paulo Cabestré, presidente da Trópico, a flexibilidade de modelos de negócio tem como objetivo atender às demandas de pequenos, médios e grandes produtores, principalmente de áreas rurais mais remotas do Brasil, onde existe um deserto digital. No caso da SICAaaS, a contratação poderá ser feita por intermédio da rede de concessionários John Deere, fabricante de equipamentos agrícolas. A empresa também será responsável pelo suporte técnico da solução para o agronegócio, de forma integrada com a Trópico, dentro do conceito de ponto único de contato.

“O novo modelo desenvolvido pela Trópico vai colaborar diretamente para o rápido desenvolvimento do campo, oferecendo aos produtores ainda mais facilidade de acesso aos sistemas de telemetria da John Deere, como o JDLink. Além disso, ajudará a mitigar a lacuna que existe no país em relação à conectividade”, ressalta Dan Leibfried, diretor de Inovação da John Deere para América Latina.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024