O setor de telecomunicações investiu, de janeiro a setembro de 2021, R$ 25,5 bilhões, em valores reais, um crescimento de 4,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em valores nominais, os investimentos nos nove meses do ano foram de R$ 24,7 bilhões, com 13,2% de crescimento. De acordo com balanço da Conexis Brasil Digital, só no terceiro trimestre deste ano foram investidos R$ 8,4 bilhões, o que representa um aumento de 13,5% em relação ao mesmo período de 2020.

“Esses recursos foram aplicados especialmente em fibra óptica, reforço da rede móvel e melhoria da qualidade das conexões. Se o setor mantiver no quarto trimestre a mesma performance dos nove primeiros meses do ano, fecharemos 2021, mais uma vez, com crescimento nos investimentos. Isso sem contar os valores das outorgas adquiridas no leilão do 5G”, avaliou Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital.

Ao todo, o Brasil conta com 335 milhões de acessos em todos os serviços, considerando telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. A banda larga, fixa e móvel, foi o serviço que mais evoluiu no período, com crescimento de 10,4% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. No período, foram ativados 4 milhões de novos acessos de banda larga fixa e 22 milhões de banda larga móvel.

A cobertura da tecnologia 4G alcançou 5484 municípios, onde reside 98,3% da população. No período de um ano, 446 novos municípios foram cobertos com a tecnologia. Já a receita bruta do setor alcançou R$ 194,6 bilhões no período de nove meses, até o terceiro trimestre de 2021, uma queda, em valores reais, de 2,5% em relação mesmo período de 2020.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024