A disseminação dos conceitos e métricas do modelo ESG (Environment, Social e Governance, ambiente, social e governança) cresce em todas as verticais e regiões. Pesquisa da consultoria State Street Global Advisors, realizada em 2018 a partir de entrevistas com 475 grandes grupos de investimento de todo o mundo, mostra que 80% desse universo prioriza empresas alinhadas às normas ESG.

A empresa que busca alinhar-se às melhores práticas ESG tem de gerar relatórios sobre essa jornada e estudos que partem de um imenso e variado data lake para construir análises precisas. Segundo Luis Arís, gerente de negócios da Paessler América Latina, companhia alemã que desenvolveu o PRTG Network Monitor, software capaz de monitorar todos os equipamentos, dispositivos, tráfego e aplicativos nas empresas, incluindo serviços em nuvem e IoT – Internet das Coisas, os times de TI são estratégicos para o alinhamento às métricas ESG. São esses profissionais que, a partir de uma visão holística, estão monitorando de forma digital latas de lixo, impressoras, UPS, elevadores, sistemas de ar-condicionado, chãos de fábricas, aplicações de negócios e processos de trabalho para medir o quando esses elementos estão contribuindo para o alinhamento da organização às métricas. “A jornada em direção ao ESG está intimamente ligada à transformação digital. Nesse quadro, é preciso ter informações muito bem fundamentadas para que, a partir dessas evidências, a empresa como um todo consiga melhorar os negócios”, diz.

Os principais relatórios ESG medem parâmetros como sustentabilidade (nível de emissões de carbono, qualidade do ar e da água, programas de reciclagem de lixo, etc.), social (adesão a programas de diversidade, satisfação do cliente e dos colaboradores, proteção de direitos humanos, respeito à legislação trabalhista) e governança (heterogeneidade do conselho da empresa e dos comitês de auditoria, problemas de corrupção ou suborno e políticas de pagamento aos executivos).

Nesse contexto, é essencial usar plataformas de monitoração para, a partir da coleta de dados feita por sensores, gerar dashboards e relatórios sob medida para os casos de uso acima e muito mais. Entre as empresas que já estão colhendo os resultados dessa estratégia, está a Engie Solutions, grupo francês de fornecimento de energia, que precisava monitorar instalações operacionais, agências de atendimento ao público e seus data centers, entre outros ambientes. A forte cultura IoT da empresa, com a constante expansão do uso desses dispositivos para medir tudo o que se passa desde o gerador de energia até a casa de cada usuário, exigia que a monitoração se ampliasse ainda mais. A empresa utiliza, hoje, 25 mil sensores de monitoração. Desse total, 15 mil controlam o que se passa com os dispositivos IoT da Engie Solutions. Isso inclui a monitoração de relógios de luz, sistemas integrados de aquecimento e turbinas eólicas.



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