Escolas Senai da rede do Estado de Minas Gerais dispõem de um novo modelo de laboratório voltado à fabricação digital e educação, disponível para empresas, pessoas físicas, estudantes, profissionais e empresários, hobistas ou empreendedores.

 

 

O Laboratório Aberto Senai, situado no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) Senai FIEMG, campus do CETEC (Belo Horizonte, MG), é um Fab Lab certificado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology – MIT) e tido como referência para as demais unidades. Com base no conceito “faça você mesmo”, também chamado de maker, o laboratório oferece infraestrutura tecnológica a fim de promover a inovação e conhecimento tecnológico para desenvolver soluções a diversos desafios técnicos.

 

O ambiente possui equipamentos como impressoras 3D, máquinas de corte a laser, fresadora CNC de precisão, plotter de recorte, termoformadora a vácuo, entre outros. Para utilizar o espaço é adotado um sistema de créditos em que uma unidade corresponde a um determinado tempo de utilização dos equipamentos. Para adquirir os créditos é possível fechar planos de assinatura mensal ou de coworking.

 

Além de maquinário, o laboratório oferece diversas salas (para cocriação, convivência, reuniões e treinamentos), consultoria técnica, palestras, acesso à rede de Institutos Senai de Inovação e Tecnologia e conexão com mais de 30 laboratórios das demais unidades Senai-MG que oferecem infraestrutura nas áreas de automação, manufatura digital, usinagem, química dos polímeros e ferramentaria, entre outros.

 

#plastico #laboratorioaberto #inovacao



Mais Notícias PI



Reifenhauser aposta na extrusão de monomateriais e incorpora IA em suas linhas de máquinas

A fabricante alemã de extrusoras antecipou os lançamentos da feira K destacando a produção de filmes monomateriais mais resistentes e o uso de inteligência artificial.

03/07/2025


Resiban e eureciclo intensificam comercialização de plásticos reciclados

Aumentar o fornecimento de resinas obtidas a partir de plásticos-pós consumo (PCR) é o objetivo das empresas parceiras. O trabalho envolve análise de materiais e elaboração de fichas técnicas.

01/07/2025


Antioxidante melhora propriedades de rotomoldados

Desenvolvido para suportar altas temperaturas e tempo de residência, aditivo da Adeka melhora o desempenho de itens rotomoldados.

01/07/2025