Extrusão - Transformadores



Pesquisa mostrou que o uso de resinas recicladas continua em alta entre as empresas dessa área. Foram registradas também mudanças no ranking do consumo de produtos extrudados e o interesse pelos recursos de digitalização da produção. O setor de embalagens continua sendo seu grande consumidor.




Levantamento realizado junto às empresas listadas no guia a seguir mostrou que os fabricantes de embalagens continuam sendo os principais consumidores de extrudados, responsáveis pelo uso de 37,38% dos produtos fornecidos por elas. No entanto, segmentos pertencentes à categoria “Outros” como, por exemplo, de fornecimento de resinas recicladas, automação, robótica e de alimentos absorvem atualmente 19,12% desse montante, lugar na lista que era ocupado, no ano passado, pelos ramos de construção civil, agroindustrial e automobilístico. Estes apresentam agora percentual de consumo de 14,43%, 10,18% e 4,27%, respectivamente, tendo em vista que os fabricantes de veículos perderam posição para os fornecedores de utilidades domésticas, compradores de 6,89% do volume total este ano. Em seguida aparecem os produtores de equipamentos de sinalização, de eletrodomésticos de linha branca, brinquedos/lazer – os quais também passaram a atuar menos nesse mercado em relação a 2018 – e de eletroeletrônicos, cujo percentual de participação é de 2,18%, 2,08%, 1,81% e 1,65%, respectivamente.

No que diz respeito ao uso de resinas recicladas, cerca de 61,11% das entrevistadas afirmaram aplicar polímeros desse tipo na confecção de embalagens, sacos para lixo, utensílios, perfis, lonas, chapas, bobinas e tubetes. No cômputo do consumo de materiais em geral, elas utilizam mensalmente uma média de 238, 42 t, sendo o volume mediano de sobras observado no mesmo período de 21,59 t. Entre estas, 73,68% usam moinhos para reaproveitamento de material excedente de seus processos.

A sondagem mostrou que 19,45% das companhias constantes deste guia possuem robôs manipuladores. Dessas, 71,42% contam com até três autômatos e 14,29% têm entre cinco e oito. Foram sondados também os tipos de tecnologia associadas ao conceito de indústria 4.0 que já estão sendo usadas pelas pesquisadas: sistemas de automação e robótica aparecem em primeiro lugar, seguidos por recursos de computação em nuvem e sistemas de IoT. Já sistemas de impressão 3D, de MES integrados com ERP e cibersegurança no ambiente de produção foram os menos mencionados.

Quando questionadas sobre a possibilidade de digitalização de seu parque fabril, 48,64% das empresas afirmaram que pretendem investir neste campo. Entretanto, os maiores gargalos enfrentados por elas são o alto custo e a falta de informação a respeito de equipamentos e processos necessários à transição, bem como ausência de mão de obra qualificada.






Compartilhe:

transformador extrusão, serviço extrusão, empresa extrusão, extrusão plástico, extrudado plástico, extrusão filme, extrusão filme tubular, extrusão filme plano, extrusão chapa, extrusão barra, extrusão tarugo, extrusão tubo, extrusão tubo liso, extrusão tubo corrugado, extrusão perfil plastico

Voltar