A Altair, empresa global de inteligência computacional que tem unidade brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu o software Inspire Cast, que executa a simulação de processos de fundição a partir de arquivos de projeto das peças.

A simulação de processos é uma ferramenta que permite eliminar etapas de testes ao prever a partir de modelos digitais o que pode ocorrer no processamento real. Isso permite otimizar o projeto do produto e os moldes que darão origem a ele.

O sistema da Altair pode ser aplicado em processos de fundição por gravidade, cera perdida, fundição sob alta pressão (imagem ao lado), baixa pressão, shell molding e também por gravidade, funcionando como um laboratório virtual de testes onde é possível verificar e solucionar problemas como aprisionamento de ar e solidificação precoce, os quais podem comprometer o desempenho de peças fundidas.

Casos estudados pela Altair já apontaram a possibilidade de redução do índice de refugo de peças de 43% para 3% com o uso de informações do laboratório virtual.

As informações que podem ser obtidas por meio da simulação estão relacionadas às etapas de preenchimento e solidificação de peças fundidas e incluem desde as faixas ideais de temperatura de trabalho, fração de sólidos, tempo de preenchimento e porosidades até dados de erosão do molde e tensões atuantes no material.

Informações sobre o sistema podem ser solicitadas a partir de um formulário disponível em https://web.altair.com/pt-br/simulacao-de-fundido-altair-inspire-cast, onde também podem ser vistos tutoriais sobre o uso do sistema em diferentes processos de fundição, além de links para o download de uma versão de testes e para acesso a um e-book sobre fundição e solidificação.


 

 ______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________



 

Imagens: Altair


 


 

Leia também:

Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística


#Altair



Mais Notícias MM



Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas será lançado pela THK

Novo equipamento é indicado para trabalhos complementares à usinagem como manipulação de peças em processamento.

29/04/2024


Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER

Estão abertas as inscrições para a nova edição do ENAFER, que acontece em Santa Catarina em junho de 2024.

29/04/2024


Robô pode movimentar peças usinadas de até 3 toneladas

Chegou ao mercado o robô da Kuka chamado KMP 3000P. Ele conta com câmeras 3D e escâneres a laser.

29/04/2024