Acontece em São Paulo (SP), nos dias 27 e 28 de setembro, a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria. As inscrições para participar presencialmente ou de forma virtual já estão abertas nesta quarta-feira e poderão ser feitas na página do evento.

 

O congresso é uma Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e foi idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), tendo como tema este ano a ecoinovação, que inclui tecnologias associando produtividade e redução de impacto ambiental.

 

Ao longo de dois dias, líderes empresariais, acadêmicos e autoridades, além de especialistas brasileiros e estrangeiros discutirão os impactos da transformação digital sob diferentes perspectivas, além de abordar quais estratégias os países e as empresas têm adotado para avançar na corrida tecnológica aliada à sustentabilidade.

 

O Brasil investe apenas 1,21% do PIB em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e ocupa a 54ª colocação entre 132 países no Índice Global de Inovação, posição incompatível com o fato de ser uma das 10 maiores economias do planeta. Nações como Israel e Coreia do Sul, por exemplo, investem mais de 5% de seus respectivos PIBs em P&D.

 

Para este ano, a organização do evento confirmou a presença de especialistas renomados como a italiana Mariana Mazzucato, especialista em financiamento para inovação e professora de economia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, além de autora de importantes livros sobre indústria e inovação. Dentre os patrocinadores confirmados estão 3M, ABDI, Embrapii, GM, Totvs, Turku University e Tuzzi.

 

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirma que a ecoinovação é fundamental para que as empresas se tornem mais competitivas e sustentáveis. “O Brasil precisa com urgência de uma política de longo prazo para a área de inovação aliada à agenda de sustentabilidade, com governança no alto escalão do governo e representatividade empresarial”, destaca.

 

O tema ecoinovação foi escolhido por ser uma tendência mundial que vem se consolidando e promovendo mudança nos modelos de negócios das empresas, tornando-se fundamental para a construção de novos parâmetros de sustentabilidade e competitividade para o setor industrial, no Brasil e no mundo.

 

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a ecoinovação pode ser definida como a inovação que resulta na redução do impacto ambiental, realizada intencionalmente ou não.

 

 

Imagem: promocional do evento.

 

Leia também:

 

Aumenta o consumo de bens industriais

 

Aumento da produtividade será foco de investimentos

 

#CNI #Sebrae #Congresso #MM



Mais Notícias MM



Retificação auxiliada por IA. Um recurso para o trabalho com materiais difíceis.

Parceria entre indústria e instituto de pesquisa dá origem ao RoboGrinder, um sistema de retificação baseado em inteligência artificial que aprende a processar materiais complexos.

01/04/2024


Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024