A ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico lançou o Relatório Digital de Qualidade da Água, que traz informações de uma forma dinâmica sobre a qualidade das águas superficiais tanto de rios quanto de reservatórios acompanhados por redes de monitoramento estaduais que integram a RNQA - Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água.

Com a publicação, qualquer pessoa poderá visualizar os dados de qualidade por meio de mapas interativos, sendo que os usuários do serviço poderão identificar os pontos de monitoramento por região. O relatório foi produzido para disseminar informações sobre qualidade de água no Brasil de forma atualizada e fortalecer a gestão qualitativa dos recursos hídricos. Além disso, a ferramenta permite saber mais sobre o contexto do trecho de rio ou do reservatório pesquisado com a opção de aplicar imagens de satélite na visualização.

Com essa funcionalidade, por exemplo, ao encontrar um ponto de monitoramento com alta DBO (carga orgânica), é possível mudar o fundo para uma imagem de satélite, dar um zoom e verificar o que existe nas redondezas desse ponto e que pode explicar essa DBO elevada, como um município com baixa coleta e tratamento de esgotos ou mesmo um ponto de monitoramento que fica a jusante (abaixo) de um ponto de lançamento de uma estação de tratamento de esgoto (ETE).

Inicialmente o Relatório apresenta informações sobre os seguintes parâmetros de qualidade da água: oxigênio dissolvido, DBO - demanda bioquímica de oxigênio e fósforo total. Futuramente novos parâmetros serão acrescentados, assim como informações sobre o cumprimento ou não das metas de qualidade de água dos enquadramentos que já foram aprovados no país. A ferramenta também contempla estatísticas sobre o monitoramento e os resultados das análises das coletas de água realizadas entre 2010 e 2023, que são apresentadas em mapas temáticos e interativos.

O Relatório apresenta o IQA - Índice de Qualidade das Águas para cada ponto onde é possível fazer o cálculo desse indicador, o qual é composto por nove parâmetros: temperatura da água, pH, oxigênio dissolvido, DBO, coliformes termotolerantes, nitrogênio total, fósforo total, sólidos totais e turbidez. Com o IQA é possível realizar a análise simultânea de diversos parâmetros considerados importantes para a avaliação geral da qualidade da água em um único resultado, que varia de 0 a 100. Para facilitar a comunicação dos resultados para a sociedade, os valores do IQA são agrupados em categorias de qualidade da água, variando entre péssima e ótima. Com o passar do tempo, outros índices de qualidade serão adicionados.

Ao clicar nos pontos de monitoramento dos mapas, é possível ter mais informações sobre o trecho no qual ele se encontra, como a média das concentrações, as datas inicial e final do período analisado, o número de observações no período e até mesmo o percentual de desconformidade das concentrações em relação aos padrões de qualidade de água definidos no enquadramento.

O enquadramento dos corpos d’água em classes, segundo seus usos preponderantes, é um instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos que estabelece metas progressivas intermediárias e meta final de qualidade da água por trecho de rio de acordo com o uso mais exigente a que esse trecho de rio seja destinado, além de reforçar ações preventivas no combate à poluição das águas. Dessa forma, é um instrumento de planejamento que orienta o uso e ocupação do solo na bacia e define os investimentos necessários para despoluição de modo a garantir água com qualidade suficiente para atender aos usos mais exigentes.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024