A Santos Brasil, companhia especializada em operações portuárias e logísticas, passou a utilizar a MYIO, sistema baseado em IoT – Internet das Coisas que monitora o consumo da água em tempo real, ajuda a detectar vazamentos, possíveis desperdícios e permite a adoção de medidas para estancar eventuais problemas por meio de um aplicativo de celular.

A solução consiste na automação sem fio para gestão de recursos e ativos, que armazena localmente e em nuvem informações coletadas a partir de 21 dispositivos implantados nos hidrômetros no terminal de contêineres Tecon Santos. Essa característica permite a medição do consumo e reduz custos, já que dispensa a implantação de smart meters (medidores inteligentes de alto custo), infraestrutura de cabeamento ou rede e roteadores Wi-Fi, eliminando ainda o transtorno da construção e manutenção de um complexo sistema de medição e reparos. Um dashboard no aplicativo gerencia todo o sistema, que conta com protocolo próprio de comunicação via radiofrequência.

Em fevereiro, logo que foi implementado, o sistema detectou quatro vazamentos em diferentes pontos do terminal, sendo um deles em menos de 24 horas de uso do aplicativo. Em um desses pontos, foi identificado um consumo totalmente fora de padrão de mais de 72 mil litros em 14 horas. Ao detectar o desvio, medidas para estancar o vazamento foram adotadas, evitando um desperdício diário de mais de 120 mil litros de água e um custo desnecessário de aproximadamente R$ 60 mil para a companhia. Nos outros três vazamentos, o consumo detectado inicialmente foi acima dos 6 mil litros diários. Após reparo, o consumo retornou aos 800 litros/dia.

O MYIO tem interface intuitiva e ícones acionáveis dispostos em ambientes configuráveis e de fácil parametrização. As informações de consumo de água ficam acessíveis aos gestores das áreas de manutenção e sustentabilidade pelo mural do aplicativo e os relatórios podem ser customizados. É possível, pelo aplicativo, acessar gráficos em tempo real, cortar remotamente o fornecimento de água, ligar e desligar equipamentos elétricos como bombas, motores, compressores, entre outras funcionalidades e, ainda, configurar notificações via push, como metas de consumo e horários fora de padrão, por exemplo.

“É um exemplo de como a busca por soluções que levem a sociedade a um desenvolvimento sustentável é um objetivo constante de todas as áreas da companhia”, finaliza Ricardo Abruzzinni, diretor de TI e inovação da Santos Brasil.



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