Os Produtos do Ano
2019

A pesquisa aponta as marcas mais vendidas de dezenas de produtos para instalações elétricas e de iluminação nos revendedores de materiais elétricos do Brasil, e é uma importante referência para a indústria do setor, para os consumidores e para o próprio canal da revenda.

da Redação de EM

Apresentam-se aqui os resultados da edição 2019 da pesquisa “Os Produtos do Ano”, que aponta o desempenho relativo de vendas das marcas no universo dos revendedores de material elétrico. A pesquisa foi realizada por meio de convite eletrônico enviado às lojas, o qual dava acesso à página da pesquisa na Internet. Esta exibia uma lista de 51 produtos, e em relação a cada um deles fazia a mesma pergunta: 1) “Deste item, qual(is) marca(s) é(são) a(s) mais vendida(s) no seu estabelecimento?”.

Os produtos pesquisados são de uso corrente em instalações elétricas e normalmente encontrados nas revendas, como componentes para linhas elétricas, dispositivos de comando e proteção, lâmpadas LED, luminárias e equipamentos auxiliares de iluminação, componentes de sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas, caixas, quadros, instrumentos e vários outros itens.

Os resultados são apresentados na forma de tabelas, uma para cada produto pesquisado. As tabelas mostram, para cada marca, a proporção de revendedores que a apontaram como a mais vendida em seu estabelecimento. E isso tanto no levantamento de 2019 quanto no de 2018, o que permite avaliar, além do desempenho atual, a evolução das marcas.

Cada tabela tem o seu universo específico, que corresponde ao número de revendedores, dentre os pesquisados, que declararam comercializar o produto em questão — nem todas as revendas trabalham com todos os 51 itens da lista. Por conseguinte, as porcentagens apresentadas em cada tabela referem-se ao universo daquele produto específico, e não ao universo total da pesquisa (o número total de respostas).

Em geral, as tabelas não trazem todas as marcas citadas pelos revendedores. Por causa de restrições de espaço, são excluídas da apresentação as que não atingiram pelo menos 2% de indicações, considerando o universo de cada produto.

Uma tabela traz o resumo das marcas vencedoras de “Os Produtos do Ano 2019”, em todos 51 itens. Em alguns deles, como se observa, verificam-se empates entre duas ou mais marcas na primeira colocação. Há casos em que os percentuais de indicações obtidos pelas marcas são muito próximos e o empate é evidente. Mas houve situações em que foi necessário empregar análise estatística das proporções, por meio de um programa especialmente desenvolvido para os objetivos da pesquisa.

As respostas dos participantes de “Os Produtos do Ano” permitem ainda extrair outras informações sobre o canal de revenda de material elétrico: os dez produtos elétricos mais presentes nas revendas (por inferência, os mais utilizados nas instalações); as dez marcas com mais indicações como mais vendidas pelos revendedores, em percentagem do universo total da pesquisa, e os produtos com que isso se deu. No mesmo link, um gráfico informa, percentualmente, em que Estados ou regiões do Brasil estão localizados os revendedores que responderam à pesquisa. Completa a publicação uma lista com os nomes dessas empresas e as localidades em que estão sediadas.