Alicates hidráulicos



Ferramentas indispensáveis para a realização de terminações e emendas em condutores elétricos de redes de distribuição ou transmissão de eletricidade, montagens industriais e outras aplicações, os alicates hidráulicos têm aqui descrita parte de sua oferta no Brasil, com características como faixa de seções de aplicação e de forças de compressão, pressão máxima de operação, temperatura de serviço e outras.




Os alicates hidráulicos de crimpagem são bastante disseminados na atividade de construção e manutenção de linhas elétricas, sobretudo as que utilizam condutores de seções maiores. Ferramentas mecânicas manuais são simples e eficazes, porém possuem um limite de aplicação, podendo ir, grosso modo, até a seção de 95 mm2, além de exigirem grande esforço físico para a operação e serem volumosas e pesadas.

Já as ferramentas hidráulicas trabalham com óleo a alta pressão, são relativamente compactas e muito potentes. A fonte de pressão de óleo/bomba pode estar integrada ao cabeçote de conexão ou estar separada, ligada a este por mangueira de alta pressão. A bomba é geralmente operada por motor elétrico, alimentado pela rede ou por meio de baterias.

Hoje são bastante difundidos alicates hidráulicos portáteis alimentados por baterias de lítio acopladas. E, embora estas sejam características que não integram o presente levantamento, também são disponíveis modelos com memória interna para salvar dados de operação e porta USB para a transferência destes, com vistas à geração de laudos, relatórios, etc.

A tabela abaixo traz dados dos alicates hidráulicos oferecidos pelas empresas que responderam à pesquisa de EM. Como este é o primeiro guia dessa ferramenta realizado pela revista, prevê-se aumento expressivo de participação nas próximas edições.







Compartilhe:


alicate hidraulico, compressão terminal, emenda cabo eletrico, fabricante, importador, faixa compressão mm², força compressão t, pressão maxima operação kgf/cm², perfil crimpagem, hexagonal, oleo sistema hidraulico, temperatura serviço -°c +°c, comprimento maximo mm, largura maxima mm, massa kg, acondicionamento, estojo plastico, norma


Voltar