Motores BT de alto rendimento



Aumentar o patamar de eficiência energética dos motores elétricos contribui muito para a conservação de energia, haja vista que tais equipamentos respondem por uma parcela significativa da energia consumida no País, principalmente pelas indústrias. Este guia apresenta a oferta de motores de alto rendimento de cinco fabricantes, fornecendo características como tensão, potência, grau de proteção, classe de isolamento, etc.




Os motores elétricos respondem por cerca de 30% de toda a energia consumida no Brasil, de acordo com o PNEf Plano de Eficiência Energética, do MME Ministério de Minas e Energia. Diante disso, o aumento da eficiência energética desses equipamentos é cada vez mais importante, assim como a troca de motores antigos e ineficientes por modelos mais modernos, que atendam a padrões mínimos de eficiência.

O guia publicado a seguir detalha as características de motores elétricos de alto rendimento oferecidos por algumas empresas no mercado nacional, como tensão e potência nominais, carcaça, classe de isolamento, grau de proteção, rendimento, além das normas atendidas.

Os dados foram coletados por meio de questionário enviado aos fornecedores pela equipe de pesquisas da EM. O levantamento limitou-se a fabricantes e/ou representantes exclusivos no Brasil de marcas estrangeiras. Isto significa que a lista não abrange empresas que atuam unicamente como revendedoras de motores elétricos.







Compartilhe:


motor, bt, baixa tensão, alto rendimento, fabricante, importador, tensão nominal 3f 60 hz ate 440 v, potencia nominal cv kw, carcaça, fator de serviço fs, classe de isolamento Δt = k, grau de proteção ip, rendimento  motor típico, 4 polos, 75% carga, 1 cv  %, 10 cv  %, 100 cv %, norma, nbr 17094, iec 60034-30-1


Voltar