Revista Eletricidade Moderna

Conteúdo, Produtos e Fornecedores Qualificados: TUDO QUE SUA EMPRESA PRECISA

Notícias

  • 27/07/16 - Edição de julho’16
    A revista Eletricidade Moderna de julho já está online. Os destaques da edição vão para o especial Perfil do Setor de Energia Elétrica, na pag. 44, apresentando um apanhado dos problemas da conjuntura atual e também dados sobre projeções de crescimento de demanda e a evolução das diversas fontes de energia e para a prévia da XVI Enie - Encontro Nacional de Instalações Elétricas (São Paulo, 23 a 25 de agosto) na pág. 36, evento que vai destacar normas e eficiência energética de instalações. Veja na pág. 28 o artigo Aterramento e DPS não bastam: a importância da instalação, enfatizando a importância de seguir as orientações constantes das normas NBR 5410 e NBR 5419 para a adequada implementação desses dispositivos. E na pág. 80 o artigo Influência da variação da tensão de alimentação no rendimento de pequenos motores, abordando os efeitos dessas variações de tensão no rendimento de tais equipamentos.


  • 23/06/16 - Edição de junho’16
    A revista Eletricidade Moderna de junho já está online. Veja na pág. 26 o artigo Compatibilidade eletromagnética na instalação de cabos em edificações, analisando as mais recentes normas europeias para coexistência de cabos de energia e cabos de dados, visto que sua observância é indispensável para o funcionamento seguro dessas instalações. E na pág. 42 o artigo Estratificação de custos de energia elétrica por áreas e processos, mostrando que a estruturação e a gestão de informações são necessárias para o gerenciamento da energia elétrica e estratificação de consumo e custos por áreas e processos. E na pág. 50 o artigo Emissões de lâmpadas LED em diferentes ambientes de EMC. Também nesta edição tem a cobertura da Feicon Batimat 2016 trazendo novidades em elétrica e iluminação,
    e a atualização do guia de Produtos para instalações elétricas BT e MT.

  • 30/05/16 - Edição de maio’16
    A revista Eletricidade Moderna de maio já está online. A grande novidade desta edição é o lançamento da LUX, a nova revista de iluminação da EM. A partir da pág. 59, o leitor adentra o pujante universo das mais modernas tecnologias desse segmento, com destaque especial para os LEDs. Veja na pág. 30 o artigo Desenergização das instalações elétricas de baixa e alta tensão, que relaciona a NR-10 e as normas brasileiras e internacionais no caso específico de desenergização, estabelecendo uma sequência de medidas de controle para que uma instalação elétrica seja considerada desenergizada. E na pág. 52 o artigo Integração de energia renovável em redes urbanas. Também nesta edição tem a atualização do guia de Produtos para proteção contra raios, surtos e aterramento e na LUX o guia de Luminárias LED para iluminação pública.


  • 20/04/16 - Edição de abril’16
    A revista Eletricidade Moderna de abril, que já está online, traz na pág. 18 o artigo Dimensionamento do condutor neutro em caso de harmônicas, mostrando que correntes de fase não senoidais se compensam mutuamente apenas em parte, na melhor hipótese. Este artigo analisa a relevância desses efeitos e os modos de lidar com eles. Veja na pág. 48 o artigo Potencial de economia de energia com uso de LEDs em residências, com o objetivo de subsidiar o programa de concessão do Selo Procel de Economia de Energia. E na pág. 64 o artigo Determinação de perdas e rendimento com uso de termografia infravermelha, cuja aplicação dispensa a parada do motor. Também nesta edição tem a atualização dos guias de Produtos para condicionamento de energia elétrica e de Transformadores elétricos, materiais, componentes e serviços.


  • 30/03/16 - Edição de março’16
    A revista Eletricidade Moderna de março, que já está online, traz na pág. 22 o artigo Conexão flexível de GD por meio de gerenciamento ativo usando IEC 61850 e radiofrequência, enfocando três aspectos principais de concepção da rede inteligente adotada: sistema de gerenciamento ativo; integração do sistema com protocolo aberto especificado na IEC 61850-8-1; e tecnologia de comunicação em rede de radiofrequência em malha. Veja na pág. 28 a 2ª parte do artigo Ensaios iniciais e periódicos em sistemas IT, onde são analisadas as condições de desligamento da segunda falta e os ensaios funcionais. E na pág. 34 o artigo Gerenciamento e smart grid em grandes consumidores de energia. Também nesta edição tem a atualização do guia de Acionamentos CA de velocidade controlada e soft-starters.

  • 25/02/16 - Edição de fevereiro’16
    A revista Eletricidade Moderna de fevereiro, que já está online, tem como destaque o especial Fios e Cabos, trazendo na pág. 22 o artigo Critérios de segurança para instalação de cabos em paralelo e na pág. 60 a reportagem Como resolver a desordem das fiações elétricas nas cidades. Para completar, tem os guias de Conexões, dutos e acessórios para linhas elétricas e de Fios e cabos elétricos. Veja na pág. 40 a 1ª parte do artigo Ensaios iniciais e periódicos em sistemas IT, descrevendo as inspeções e os ensaios relevantes que devem ser realizados em sistemas de baixa tensão com neutro não aterrado, para comprovar a ausência de defeitos e garantir a segurança das pessoas e das instalações. E na pág. 54 o artigo Efeito de compensação reativa de lâmpadas compactas, que analisa o desempenho de fluorescentes compactas na compensação do excedente de energia reativa de uma carga indutiva.

  • 29/01/16 - Edição de janeiro’16
    A revista Eletricidade Moderna de janeiro, que já está online, traz como destaque o Prêmio Qualidade 2016, na pág. 20, levantamento que identifica as campeãs entre as marcas de produtos e equipamentos para instalações elétricas e de iluminação consideradas de maior qualidade pelos profissionais de eletricidade. Veja na pág. 38 o artigo Coordenação de dispositivos de proteção contra surtos, abordando sucintamente a coordenação energética de DPS e a localização dessas proteções em instalações BT, orientando ainda sobre como chegar a um equilíbrio entre fatores técnicos e econômicos no projeto de proteção. E na pág. 60 o artigo Arquiteturas de redes inteligentes: casos e requisitos de TIC, que relata um projeto que visa habilitar soluções de controle de redes inteligentes robustas utilizando infraestruturas de comunicação heterogêneas de terceiros. Também nesta edição tem o guia de grupos geradores.

  • 22/12/15 - Edição de dezembro
    A revista Eletricidade Moderna de dezembro, que já está online, traz como destaque Os Produtos do Ano 2015, na pág. 24, mostrando as marcas líderes em vendas no comércio especializado em material elétrico do Brasil apontadas na pesquisa anual realizada por EM com centenas de revendedores e distribuidores. São dezenas de itens pesquisados. Veja na pág. 46 o artigo Riscos de choque elétrico – Parte 3: Descargas atmosféricas, último de uma série de três sobre choques elétricos, onde se discute os efeitos e mecanismos do impacto de raios sobre pessoas e animais. E na pág. 72 o artigo Autoconsumo, controle de reativos e conexão à rede, que descreve os resultados da instalação de um gerador fotovoltaico conectado à rede em uma empresa comercial de médio porte. Também nesta edição tem o guia de Produtos para instalações em atmosferas explosivas.

  • 26/11/15 - Edição de novembro
    A revista Eletricidade Moderna de novembro, que já está online, traz na pág. 22 o artigo Gerenciamento de iluminação uniforme e contínua – Conforto e baixo custo, mostrando que, com uma combinação inteligente de luz natural e iluminação artificial, é possível atender os objetivos de expressiva redução de consumo de energia elétrica e consequente conservação do meio ambiente, sem prejuízo do adequado conforto visual dos usuários. Veja na pág. 30 o artigo Sistemas de armazenamento de energia para alimentação no horário de ponta que faz uma revisão das tecnologias de armazenamento e suas aplicações e descreve um sistema para instalações de médio porte, ressaltando as vantagens econômicas para o usuário. E na pág. 36 o artigo Riscos de choque elétrico - Parte 2: Corrente contínua, segundo de uma série de três sobre choques elétricos. Também nesta edição tem o guia de Revendedores e distribuidores de material elétrico.


  • 23/10/15 - Edição de outubro
    A revista Eletricidade Moderna de outubro, que já está online, traz na pág. 26 o artigo Diagnóstico de malhas de aterramento em instalações energizadas, que apresenta métodos de medição de resistividade e resistência de aterramento e simulações para verificar o desempenho no que concerne às tensões de segurança. Veja na pág. 36 o artigo Riscos de choque elétrico - Parte 1: Corrente alternada, primeiro de uma série de três sobre choques elétricos que analisa os sistemas de corrente alternada e apresenta propostas de revisão dos parâmetros de proteção previstos nas normas. E na pág. 76 o artigo Turbinas eólicas para alimentação de luminárias em áreas urbanas, apresentando uma visão geral de três diferentes turbinas eólicas utilizadas em luminárias híbridas, as quais são também equipadas com painéis fotovoltaicos e baterias. Também nesta edição tem o guia de Empresas de engenharia, instalações e serviços técnicos especializados.


  • 22/09/15 - Edição de setembro
    A revista Eletricidade Moderna de setembro, que já está online, traz como destaque o especial anual “Iluminação Show”, a partir da pág. 26, com os artigos Lâmpadas fluorescentes e LEDs: tecnologias em transição, Sistemas de iluminação em estabelecimentos de saúde, Introdução ao sistema de controle digital Dali e Desenvolvendo um mapa da iluminação viária urbana. Veja na pág. 50 o Prêmio Eletricidade 2015: o ranking das distribuidoras, levantamento, que chega à 19ª edição com a participação de 42 distribuidoras de energia elétrica, elaborado pela confrontação de dados fornecidos pelas próprias empresas. E na pág. 84 o artigo Novo simulador para dimensionar instalações fotovoltaicas. Também nesta edição tem o guia de Gerenciamento de energia: sistemas, equipamentos e dispositivos.


  • FotoVolt: olho no futuro e 40 anos de bagagem

    A revista Eletricidade Moderna apresenta a FotoVolt, publicação com a qual amplia e aprofunda ainda mais sua cobertura do universo fotovoltaico, englobando evolução tecnológica, normas, mercado, empresas, novidades em produtos, serviços e aspectos político-institucionais. Nasce como edição extraordinária, mas com o projeto de logo tornar-se publicação independente e a intenção nada pretensiosa de vir a ser o principal veículo de informação desse segmento. No país do sol abundante e das tarifas nas alturas, produzir a própria eletricidade torna-se não só possível como vantajoso. FotoVolt vem para acompanhar de perto e fazer parte dessa história.

Destaque

Edição do mês
 
Veja edições anteriores
apg-flir AF_925x131-apg flir-apg