Aos poucos, a indústria 4.0 começa a se tornar realidade no mercado brasileiro, em parte resultado de iniciativas planejadas em conjunto por governo e entes privados. Criado pela Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública de fomento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), o Programa Finep 2030 Empresarial - Mobilidade e Logística aprovou um projeto da fabricante de componentes eletrônicos Rudolph Usinados que pretende conectar equipamentos por meio de inteligência artificial.

Com o prazo estimado de 19 meses para ser concluído e investimentos de R$ 3,1 milhões a serem divididos entre subsídios da Finep e gastos realizados pela empresa, o projeto visa digitalizar todos os processos de fabricação da Rudolph, do recebimento da matéria-prima à recepção, eliminando documentos físicos e apontamentos manuais. Na primeira fase, as informações dos processos serão coletados de forma automatizada por meio de conexão entre 120 equipamentos. O princípio da Indústria 4.0 também já foi o eixo de um projeto em parceria com a Bosch, nos últimos três anos.

O projeto será desenvolvido com parceiros que apoiarão a conexão do chão de fábrica à gestão pelo MES (Manufacturing Execution System), o desenvolvimento do sistema de inteligência artificial e a integração da solução com as plataformas de gestão e planejamento avançado de produção. Quando em funcionamento, o sistema irá emitir relatórios em tempo real, realizando análises avançadas sobre cada etapa de fabricação. A expectativa da empresa sediada na cidade de Timbó, em Santa Catarina, é que o projeto possa otimizar a sincronização e o balanceamento da produção, melhorando a gestão do estoque e o atendimento ao cliente.

#industria #industria4.0 #usinagem #gestao #projeto #ciencia #tecnologia #ia #inteligenciaartificial #MES #ManufaturingExecutionSystem



Mais Notícias MM



Controladores CNC chegam ao mercado brasileiro

A Action Technology trouxe para o Brasil novos equipamentos para máquinas industriais, resultado de parceria com uma empresa da China.

13/05/2024


Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

Lançamento da Iscar. Dispositivos permitem que ferramentas de usinagem operem a 80.000 rpm, e o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado, o que leva à redução do consumo de energia elétrica.

13/05/2024


Investimento de R$ 60 milhões em centro de cibersegurança brasileiro

Centro de pesquisa foi selecionado pela Embrapii e o MCTI para desenvolver sistemas de segurança cibernética para a indústria de manufatura.

13/05/2024