Em parceria com a Dalca Brasil, desenvolvedora de soluções robóticas de Bento Gonçalves (RS), a fabricante de rolamentos NTN Driveshaft, de Guarulhos (SP), desenvolveu uma solução para o gargalo na usinagem de chanfros. Com a integração de novos projetos, o processo de fabricação já não estava atendendo à demanda e o coordenador de Engenharia de Processos Diego Brasílio Rocha procurou a empresa gaúcha para ajudar a resolver este problema. Com a robotização, a NTN não apenas reduziu o tempo para as peças serem produzidas como aumentou a taxa de produtividade. 

“No nosso processo antigo de usinagem, tínhamos um tempo de ciclo em 35 segundos, com uma taxa de produtividade de 81%. Com a robotização, passamos a ter tempo de ciclo de 20 segundos e produtividade de 96%”, compara Rocha. Os bons resultados alcançados também levaram, segundo ele, a um maior interesse, por parte dos colaboradores, na capacitação para atuar junto aos robôs na produção.

CEO da Dalca, Bruno Dal Fré lembra que o projeto foi desafiador porque apresentou toda uma mudança de conceito, no qual o robô substituiu uma máquina de usinagem. "Além disso, através de um sistema de visão artificial, o robô faz automaticamente a operação de carga e descarga que, no caso da máquina, seria feita por um operador", conta. O equipamento opera sem necessidade de setup, simplesmente escolhendo a receita desejada. "O sistema atingiu os parâmetros de precisão e velocidade estabelecidos".

Crédito foto: Bruno Dal Fré



Mais Notícias MM



Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

Lançamento da Iscar. Dispositivos permitem que ferramentas de usinagem operem a 80.000 rpm, e o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado, o que leva à redução do consumo de energia elétrica.

13/05/2024


Monitoramento da produção para pequenas e médias empresas

A I-Sensi criou um sistema de monitoramento a partir de dados do chão de fábrica acessível para pequenas e médias empresas.

13/05/2024


Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024