O processamento de chapas metálicas pode ganhar um impulso nos próximos anos a depender dos resultados da recém-inaugurada parceria entre a empresa de alta tecnologia TRUMPF e o Instituto Fraunhofer de Engenharia e Automação de Manufatura, localizada em Stuttgart (Alemanha). Os dois uniram forças até 2025 para desenvolver soluções de inteligência artificial (IA) para manufatura conectada em escala industrial.

Dez funcionários das duas empresas estão envolvidos no projeto, que terá o investimento de 2 milhões de euros e visa ampliar a importância da TRUMPF no segmento de inteligência artificial no processamento de chapas metálicas. Um de seus objetivos é melhorar a qualidade de dados no processo de fabricação, com o uso da XAI (inteligência artificial explicável), que pretende tornar a operação das redes neurais mais confiáveis e facilmente compreensível para seres humanos. Como resultado, os custos e o tempo de manufatura deverão ser reduzidos, entre outros benefícios.


Esta não é a primeira vez em que as entidades trabalham em conjunto. A cooperação entre as companhias já existe há cinco anos, visando a realização de trabalhos relacionados a fábricas inteligentes, que vão continuar sendo realizados no novo projeto. Os resultados iniciais desta colaboração incluem o sistema de assistência do Guia de Classificação da TRUMPF, elaborado para ajudar no processo de remoção e classificação de peças de chapa metálica cortadas a laser, e estão prestes a ser lançados no mercado mundial.



Mais Notícias MM



Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

Lançamento da Iscar. Dispositivos permitem que ferramentas de usinagem operem a 80.000 rpm, e o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado, o que leva à redução do consumo de energia elétrica.

13/05/2024


Monitoramento da produção para pequenas e médias empresas

A I-Sensi criou um sistema de monitoramento a partir de dados do chão de fábrica acessível para pequenas e médias empresas.

13/05/2024


Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024