As oportunidades no mercado de saneamento motivaram a Acquaplant, laboratório de análises ambientais, e a Triio Company, empresa de engenharia, projetos e fabricação de equipamentos para tratamento de água, pertencente ao mesmo grupo, com sede em Joinville, SC, a participarem pela primeira vez como expositores de uma feira internacional – no caso, a IFAT Brasil, realizada entre os dias 24 e 26 de abril de 2024 em São Paulo.

No mercado há 35 anos, a Aquaplant realiza serviços técnicos de monitoramento para análise de efluentes, água potável, remediação e passivos ambientais. Já a Triio Company, fundada há 10 anos, realiza desde os projetos de engenharia até a integração de componentes e montagem de skids personalizados para tratamento de água, com foco em osmose reversa. São quase 20 unidades instaladas neste ano, sendo cinco para dessalinização com interferência do mar. Entre os principais clientes, estão hotéis, piscinas, resorts e indústrias. Na IFAT a empresa apresentou um skid de osmose reversa de pequeno porte (1500 L/s) com IHM – interface homem máquina integrado, ou seja, sistema de automação que permite a regulagem e operação do equipamento.

As regiões que mais estão investindo nesse tipo de sistema são Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “São as áreas com mais escassez de água”, diz Renan Boebel (foto), diretor e um dos sócios da empresa. Já na Região Sul, apesar de se ter água em maior abundância, a indústria precisa de qualidade para o processo fabril, exigindo investimentos em tratamento específicos.

A Triiio Company ainda atua com sistemas de desferretização, de remoção de minerais como cálcio e magnésio. “Somos terciários para águas especiais, trabalhando de forma mais robusta na remoção de materiais e de contaminantes emergentes, como os resíduos de fármacos e de produtos químicos em lavouras, purificando a água até nanopartículas”, explica.

Em termos de sustentabilidade, a Acquaplant tem realizado investimentos em tecnologia, como o uso de robôs, que trabalham de forma ininterrupta, com eficiência e qualidade. O laboratório conseguiu zerar o uso de papel ao integrar os sistemas, facilitando a rastreabilidade das informações e o acesso aos dados.

“Começamos a sentir a necessidade de escalonar os negócios aproveitando o potencial do mercado para as nossas áreas, tanto no Brasil como nos países vizinhos”, diz Boebel. Além da estrutura operacional em Joinville, a empresa conta com unidades em Florianópolis, SC, e São Paulo. “Estamos buscando novos parceiros em todas as regiões, investindo na divulgação e fortalecimento da marca. Queremos crescer a nossa estrutura como um todo”, finaliza Boebel.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024