Com narração original em inglês e legendas em português, o vídeo publicado no canal do Youtube da fabricante Sandvik Coromant descreve o processo de reciclagem de ferramentas de corte metal duro realizado pela empresa austríaca Wolfram – uma das maiores produtoras de tungstênio do mundo.

 
Segundo Ulrika Wedber, presidente da Wolfram, sua empresa obtém o tungstênio concentrado (matéria-prima primária) de minas em todo o mundo, inclusive de sua própria, em Mittersill, na Áustria. Além disso, trabalha com o material proveniente da reciclagem de pastilhas de metal duro, das quais são obtidos 75% de tungstênio.

Neste processo desenvolvido pela própria Wolfram, ainda são retirados cobalto, que é encaminhado a outra empresa. De acordo com Wedber, entre outras vantagens, o material reciclado exige menos energia para ser processado e mantém as mesmas qualidades físico-químicas do original.

A Sandvik Coromant, por sua vez, informa que recupera mais de 80% do metal duro que comercializa. A fabricante compra as ferramentas de metal duro usadas para fazer este processo. Informe-se com o seu fornecedor.

#reciclagem #metalduro #sandvikcoromant



Mais Notícias MM



Insertos de dupla face. Um auxílio ao fresamento de ligas de alta temperatura.

A Iscar lançou uma nova linha de insertos de dupla face voltados para a composição de ferramentas destinadas ao fresamento de ligas de alta temperatura.

03/11/2025


Ferramentas para fresamento de compósitos

A Kennametal lançou uma linha de fresas para corte e rebarbação de materiais compósitos. O projeto das ranhuras foi concebido de forma a evitar o lascamento e a delaminação desses materiais.

03/11/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

03/11/2025