Com narração original em inglês e legendas em português, o vídeo publicado no canal do Youtube da fabricante Sandvik Coromant descreve o processo de reciclagem de ferramentas de corte metal duro realizado pela empresa austríaca Wolfram – uma das maiores produtoras de tungstênio do mundo.

 
Segundo Ulrika Wedber, presidente da Wolfram, sua empresa obtém o tungstênio concentrado (matéria-prima primária) de minas em todo o mundo, inclusive de sua própria, em Mittersill, na Áustria. Além disso, trabalha com o material proveniente da reciclagem de pastilhas de metal duro, das quais são obtidos 75% de tungstênio.

Neste processo desenvolvido pela própria Wolfram, ainda são retirados cobalto, que é encaminhado a outra empresa. De acordo com Wedber, entre outras vantagens, o material reciclado exige menos energia para ser processado e mantém as mesmas qualidades físico-químicas do original.

A Sandvik Coromant, por sua vez, informa que recupera mais de 80% do metal duro que comercializa. A fabricante compra as ferramentas de metal duro usadas para fazer este processo. Informe-se com o seu fornecedor.

#reciclagem #metalduro #sandvikcoromant



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024


Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024