A impressão 3D como processo industrial


A feira e congresso Inside 3D Printing, que acontece entre os dias 10 e 11 de junho, é uma oportunidade única para quem deseja conhecer ou se atualizar sobre o mercado de manufatura aditiva (ou impressão 3D).


(Hellen Souza, editora da Revista Plástico Industrial)

Data: 16/05/2019

Compartilhe:

Integrada às linhas de produção, a impressão 3D pode ser aliada dos processos industriais

A manufatura aditiva, ou impressão 3D, que deu seus primeiros passos no Brasil na década de 90, finalmente está conquistando o status merecido não apenas como recurso para produção de protótipos, mas também como uma técnica de fabricação versátil, capaz de atender à demanda por bens de consumo combinando recursos da produção em série com a possibilidade de customização. De acordo com a IDC do Brasil (São Paulo, SP), consultoria especializada em inteligência de mercado, levando-se em conta que 37% dos investimentos em tecnologia da informação feitos na América Latina têm como destino o Brasil, é possível inferir que em 2018 foram investidos em torno de US$ 15 milhões em impressão 3D no mercado brasileiro, o que representa um incremento de 34% em relação a 2017. E a previsão para 2019 é de um aumento de 25% desses investimentos, o que justifica um olhar atento da indústria para o segmento.

Rodrigo Pereira, analista da IDC, explicou que do total investido em 2018 no mercado latino-americano de impressão 3D, 28,5% correspondem à aquisição de impressoras, 44% se referem aos insumos do processo (filamentos poliméricos, pós metálicos etc.) e 23% consistem em serviços de integração de sistemas, consultoria e serviços relacionados à produção de peças sob demanda. Os 4,5% restantes envolvem gastos com software com funções como renderização, conversão e adaptação de arquivos.

Ao tratar da distribuição desse volume de investimentos nos chamados “verticais”, ou atividades econômicas em que a impressão 3D é empregada, a IDC chegou a números que revelam o potencial da técnica na solução de problemas típicos do ambiente industrial:

Nova edição do Inside 3D Printing terá programação de palestras e exposição de máquinas e insumos destinados à impressão 3D

Analisados por finalidade ou por segmentos, os investimentos se distribuem em 39% para a prototipagem, visando ao desenvolvimento de produtos, execução de mock ups e pequenas séries; 30% para a manufatura em si, com integração das impressoras aos processos de produção; 12% para o setor de ferramental e moldes; e os restantes 19% para aplicações diversas, incluindo lazer e entretenimento.

A redução dos preços e o aumento da oferta de equipamentos, assim como a evolução das tecnologias empregadas nos processos de impressão 3D, estão tornando a técnica muito mais acessível. Na manufatura de produtos plásticos a adesão a ela tem seguido o ritmo da transformação digital atualmente em curso na indústria: no final de 2018, o Inventário bianual realizado pela revista Plástico Industrial apontou que em torno de 5% das empresas transformadoras de produtos plásticos possuem impressoras 3D, o que significa uma taxa de adesão lenta, mas consistente, que hoje corresponderia a algo próximo de 347 máquinas em operação.

IDC – tel. (11) 55083400, http://br.idclatin.com/

Evento mostrará as novidades do mercado

A evolução das impressoras e dos materiais, por sua vez, tem caminhado muito rapidamente, com o constante anúncio de novos tipos de filamentos plásticos e pós metálicos destinados ao processo. Entre as máquinas, têm tido destaque as impressoras que tornam possível a fabricação sob demanda de peças metálicas com total liberdade de projeto, contribuindo para a criação de um novo paradigma no modo de produção, em um ambiente repleto de desafios e oportunidades. Algumas delas poderão ser observadas na 6ª edição do evento Inside 3D Printing, que acontece nos dias 10 e 11 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), promovido pela Aranda Eventos e combina uma extensa programação de palestras com uma exposição dos diferentes recursos e insumos usados nesse mercado.

Nova edição do Inside 3D Printing terá programação de palestras e exposição de máquinas e insumos destinados à impressão 3D

Estarão entre as expositoras empresas fornecedoras de máquinas, materiais e prestadoras de serviços, tais como 3D Criar, 3D Procer, Additiva, Alcateia, AMS/EOS, Dddrop, E.Tech Brasil, Gravaplast, GTMax3D, Infocus/SLM Solutions, M. Braun, Materialise, Oderço, Omnitek, Printalot, Sethi3D, Topink 3D, Transire, Ultralline, UP3D e Wanhao. Informações sobre as atividades de cada uma delas podem ser obtidas no link http://inside3dprintingbrasil.com.br/relacao-de-expositores.

Uma extensa lista de palestras organizada por área de interesse será distribuída em dois auditórios durante o evento. As apresentações sobre aplicações industriais serão feitas no auditório 1 e constituirão metade da programação. As áreas de educação e saúde serão tema das palestras a serem proferidas no auditório 2. Entre os temas a serem tratados nas apresentações estão: