Matérias




Este artigo — a ser publicado em duas partes — analisa inicialmente o conceito, as possibilidades e as limitações de retrofitting em geradores FV..

2016/09/23

Leia mais.

A inserção da energia fotovoltaica na matriz energética brasileira ganhou destaque através da Resolução Normativa 482 da Aneel e dos leilões de energia de reserva, que contrataram quase 3 GWp...

2016/09/25

Leia mais.

Tomando por base a regulamentação da pequena geração fotovoltaica distribuída no Brasil, o artigo apresenta o projeto elaborado para um condomínio em Curitiba, descrevendo as etapas de medição da área utilizável, irradiação disponível, dimensionamento, especificação, levantamento de custos e cálculo do retorno financeiro.

2017/06/23

Leia mais.

A transição gradual para um sistema com múltiplas fontes de geração distribuída implica novos desafios para a estabilidade da rede. Uma opção é o emprego de transformadores reguladores de baixa tensão, como é examinado neste artigo.

2017/06/22

Leia mais.

A segunda edição do Atlas, cujo lançamento está previsto para junho, tem base de dados ampliada e com maior resolução, contendo ainda análises sobre a variabilidade do recurso solar e cenários de emprego de tecnologias fotovoltaicas e térmicas.

2017/06/22

Leia mais.

Além de realizar funções tradicionais dos inversores fotovoltaicos, o protótipo de conversor trifásico descrito neste artigo visa prover serviços auxiliares relacionados com a melhoria da qualidade da energia no Ponto de Conexão Comum,...

2017/05/06

Leia mais.

Duas usinas fotovoltaicas, que totalizam potência de 953,58 kWp, foram instaladas em Fernando de Noronha, e conectadas à rede elétrica da concessionária no âmbito da Resolução Normativa 482/2012, gerando aproximadamente 9% da energia elétrica consumida na localidade. Este artigo analisa o impacto da inserção de geração fotovoltaica no sistema elétrico isolado da ilha, e ainda os benefícios econômicos e ambientais.

2017/05/05

Leia mais.

Intervenções em geradores fotovoltaicos, para manutenção ou em caso de incêndio, implicam riscos de choque com tensões de até 1000 V. Este artigo compara as soluções de segurança disponíveis e descreve um novo sistema inteligente.

2017/05/04

Leia mais.

As instalações elétricas de geradores fotovoltaicos, em função de suas especificidades, necessitam de requisitos complementares ou particulares, os quais não estão detalhados em normas gerais de instalações elétricas.

2017/02/22

Leia mais.

Pesquisas têm sido realizadas para identificar os arranjos mais eficientes de sistemas fotovoltaicos e os principais parâmetros a serem controlados para obter o máximo de potência gerada.

2017/02/21

Leia mais.

Este artigo explora os aspectos econômicos e comportamentais da indústria fotovoltaica global desde 1974 até os dias atuais e aborda as expectativas de evolução, levando em consideração a existência ou não de incentivos, precificação dos módulos e modelos de negócios.

2016/11/20

Leia mais.

Em caso de incêndio, geradores FV representam um sério perigo para os bombeiros. A maioria das instalações não dispõe de meios para desligamento de emergência de corrente contínua diretamente nos painéis FV. Este artigo discute o problema e as soluções.

2016/11/01

Leia mais.