Sistemas de monitoramento de energia fotovoltaica



Com a variedade de parâmetros que precisam ser acompanhados em plantas solares, e a necessidade crescente de controle da interação dos sistemas FV com os sistemas alimentados, o monitoramento remoto vem-se disseminando. Este Guia descreve as características das soluções oferecidas por empresas presentes do mercado nacional e estrangeiras.




O monitoramento remoto dos dados de um gerador fotovoltaico em tempo real — seja uma pequena instalação residencial ou uma instalação industrial de grande porte — é um recurso já adotado por milhares de usuários. A partir da tela de um computador desktop, tablet ou smartphone, é possível, a qualquer momento, visualizar: – o desempenho global da geração FV; – o consumo de energia registrado por período; – o balanço de energia consumida e injetada na rede; – o carregamento das baterias; – a eficiência da geração conforme os parâmetros solares; – alarmes de defeito e diagnósticos. Há uma ampla gama de sistemas que oferecem esses serviços de monitoramento, tanto de fabricantes de equipamentos fotovoltaicos quanto de empresas independentes. O Guia que aqui apresentamos resulta de uma pesquisa elaborada por FotoVolt entre fornecedores que atuam no mercado doméstico e internacional. Além das aplicações a que se destinam os sistemas de monitoramento (o tipo e porte da instalação em que o sistema fotovoltaico monitorado opera), o questionário que colheu as informações permitiu que as empresas descrevessem as variáveis passíveis de monitoramento de maneira relativamente livre, bem como acrescentassem outras informações sobre características de seus sistemas, as quais figuras na última coluna da tabela. O guia traz os números de telefone disponibilizado pelas empresas para atendimento aos clientes. No caso das empresas estrangeiras, é informado o website.







Compartilhe:


sistema gestão gerenciamento energia solar fotovoltaica, fabricante, importador, representante, monitoramento, geração fotovoltaica, residencial, comercial, industrial, usina grande porte, geração centralizada, geração distribuida, microgeração, minigeração, monitoramento remoto, via webportal, via app mobile, parametros monitorados


Voltar