Com o objetivo de estudar o corte ortogonal em aço 4340, aço inox 304 e em titânio grau 5, foram realizados experimentos sem refrigeração, com refrigeração por ar comprimido e com o uso de um sistema de ar gelado. Foram adotados três níveis de velocidade e de avanço. Os resultados demonstraram que o avanço é o parâmetro de corte que tem maior influência no valor do coeficiente de atrito entre a ferramenta e o cavaco. Para o aço 4340, a refrigeração colaborou para a diminuição do coeficiente de atrito. Para o aço inox 304, a refrigeração não proporcionou alterações significativas. Para o titânio grau 5, considerando as velocidades menores, a refrigeração ocasionou um aumento no valor do coeficiente de atrito, ao passo que para a velocidade maior houve uma pequena diminuição deste ou não houve alterações significativas.
Esta investigação tem como foco a análise de rebarbas formadas no processo de microfresamento do aço-ferramenta AISI H13 usando micro ferramentas de carbeto de tungstênio com duas arestas e 0,4 mm de diâmetro. Os testes consistiram na fabricação de dez canais com comprimento de 10 mm. Foram usados os seguintes parâmetros de corte: rotação de 40.000 rpm, avanço por dente de 0,01 mm/dente e profundidade de corte de 40 μm. Com a conclusão dos testes, utilizou-se o MEV para adquirir imagens dos canais 1 e 10 para a análise dos tipos de rebarbas formadas, e em seguida foi usado um perfilômetro, medindo cinco perfis aleatórios ao longo dos canais, tendo como resultado as alturas das rebarbas.
Este estudo visou investigar a influência da alteração dos parâmetros geométricos da broca helicoidal de metal duro nos esforços de furação do aço SAE 4144M, com o objetivo de encontrar uma geometria mais adequada para a operação. Os ensaios de furação foram realizados em diferentes condições de avanço e de velocidade de corte (variação em dois níveis cada), usando brocas com diferentes geometrias (espessura de guia cilíndrica, geometria do canal e geometria da aresta transversal). Foram monitorados a força de avanço e o torque, por meio de um sistema dinamométrico Kistler.
O desenvolvimento de um sistema de simulação e predição de resultados é uma situação presente na indústria mecânica. Entretanto, essa prática é pouco aplicada em micro e pequenas empresas devido aos custos envolvidos. As ferramentas computacionais que usam simulações para auxiliar no processo de fabricação mecânica reduzem o tempo de ensaios experimentais e o processamento dos dados apurados, especialmente em usinagem, que inclui ensaios longos e dispendiosos. No caso de materiais nobres e ligas especiais, não são encontrados parâmetros de rendimento fornecidos pelos fabricantes de equipamentos EDM/WEDM. O objetivo deste trabalho é desenvolver e apresentar uma solução que aborde as principais práticas para a construção de um sistema de simulação com acesso on-line. Esse sistema visa selecionar materiais de eletrodo e parâmetros adequados para a usinagem EDM do superliga Inconel 718.
A manufatura aditiva de metal (MA) ganhou espaço na indústria por sua capacidade de fabricar peças de geometrias complexas com materiais inovadores em um vasto campo de aplicações. No entanto, a MA de materiais metálicos ainda apresenta desafios, principalmente no que diz respeito à baixa qualidade superficial e tolerâncias geométricas e dimensionais, necessitando, portanto, de um pós-processamento por usinagem. Este estudo investigou o efeito da trajetória da ferramenta e avanço na rugosidade e corrente elétrica requerida pela máquina-ferramenta no fresamento frontal (faceamento) do aço AISI 316 L fabricado por MA.
Superligas de níquel como o Inconel 718 possuem difícil usinabilidade devido à retenção de resistência em altas temperaturas, alta resistência ao cisalhamento dinâmico, baixa difusividade térmica e efeitos de encruamento. Esses fatores resultam no alto desgaste da ferramenta e na baixa integridade superficial, tornando essencial o uso de métodos de lubri-refrigeração para controlar esses efeitos adversos. Este estudo investiga a influência de diferentes métodos de lubri-refrigeração sobre a temperatura de corte na interface durante o fresamento de Inconel 718, usando um sistema de termopar ferramenta-peça.
Revestimentos de carbono amorfo representam uma família de filmes finos, duros e autolubrificantes que combinam hibridizações sp2 (grafite) e sp3 (diamante) em diferentes proporções. Suas aplicações geralmente proporcionam melhorias em propriedades químicas, físicas e mecânicas de metais convencionais usados como substrato e proteção ao desgaste abrasivo e/ou adesivo. Novas classes de filmes de Diamond-Like Carbon (DLC) vêm sendo estudadas com o objetivo de aprimorar questões como a adesão ao substrato, em especial, de aço-rápido. Este estudo avaliou características estruturais e tribológicas dos revestimentos Balinit® DLC e Balinit® DLC Star aplicados no aço-rápido AISI M35, usando técnicas como MEV, EDS, Raman, ensaio de adesão Rockwell C e ensaio de desgaste microabrasivo.
A usinagem de peças na indústria metal mecânica requer constante aprimoramento e desenvolvimento, seja por meio da modernização das máquinas operatrizes, da evolução das ferramentas de usinagem ou da análise do processo em si. Para esse último, uma alternativa é analisar as grandezas físicas fenomenológicas que ocorrem durante a usinagem via eletroerosão por penetração (EDM, de electrical discharge machining). O conhecimento das grandezas físicas, tais como corrente elétrica, tensão elétrica, características do material, geometria da região de ação da corrente, calor gerado, entre outras, contribui para a realização da erosão de uma quantidade determinada de massa de material e que resulta na boa qualidade superficial da peça de trabalho e, consequentemente, na boa qualidade do produto final. Este artigo apresenta um modelo teórico físico das grandezas que envolvem o processo de eletroerosão por penetração. Os resultados das simulações do modelo teórico mostram que o mesmo pode ser utilizado para analisar a quantidade de calor gerada e a quantidade de massa de material a ser erodida e consequentemente ser uma ferramenta para entender os fenômenos termofísicos que consideram como variáveis as características do material, forma geométrica da região a ser erodida e a energia para realizar tal usinagem.
Na indústria atual, eficiência e precisão deixaram de ser diferenciais — são prérequisitos para a competitividade. Nesse cenário, os tornos suíços (Swiss-Type ou tornos de cabeçote móvel) se consolidaram como a tecnologia mais indicada para setores que exigem altíssima qualidade e tolerâncias rigorosas, como médicohospitalar, automotivo de precisão e relojoaria.
A Bener Máquinas anuncia a realização do XIII Encontro Tecnológico Bener, que acontece de 07 a 09 de outubro de 2025, das 10h às 18h, no moderno Tech Center Bener, localizado na Rua Iracema Lucas, 735 – Distrito Industrial, Vinhedo (SP).
Em 2024, a OSG Sulamericana comemora seu jubileu de ouro. Desde sua chegada em 1974, os fundadores estabeleceram um compromisso claro: fornecer soluções de alta qualidade para o setor industrial.
No vasto campo da usinagem industrial, uma máquina se destaca como essencial: a Eletroerosão a Fio. Se você está envolvido com processos de usinagem, é hora de entender o que essa máquina pode oferecer.
Entrevista com o Gerente de Produto Jones Cansi
Este trabalho estudou o efeito de dois tratamentos térmicos de recozimento de esferoidização, um subcrítico e o outro intercrítico realizado em um aço DIN 34CrMo4, com três diferentes microestruturas iniciais, perlítica fina, perlítica grosseira e martensitica nas propriedades mecânicas e na cinética de esferoidização da cementita. Estas microestruturas iniciais foram obtidas após forjamento a quente, com diferentes velocidades de resfria- mento. Os resultados mostraram que a microestrutura inicial, assim como o ciclo de recozimento de esferoidi- zação exerceram grande influência nas propriedades mecânicas e no grau de esferoidização do aço. As amostras martensíticas apresentaram, em média, uma cinética de esferoidização mais acelerada tanto para ciclos subcrí- ticos como para ciclos intercríticos. Entretanto, os valores de dureza e tensão limite de escoamento somente se tornaram similares após os ciclos mais longos. Os ciclos intercríticos apresentaram, em média, maior cinética de esferoidização e valores de dureza menores que os ciclos subcríticos. O aumento do tempo de tratamento reduziu os valores de dureza e tensão limite de escoamento para todas as microestruturas iniciais e recozimen- tos estudados.
Fabricante de sistema de rebarbação eletroquí ...
A 18ª edição do Encontro Nacional de Ferramen ...
Um sistema que facilita a integração de robôs ...
Iniciativa da AOTS Brasil vai reverenciar o t ...
No fim de novembro o evento será realizado no ...
Com o objetivo de estudar o corte ortogonal em aço 4340, aço inox 304 e em titânio grau 5, foram realizados experimentos sem refrigeração, com refrigeração por ar comprimido e com o uso de um sistema de ar gelado. Foram adotados três níveis de velocidade e de avanço. Os resultados demonstraram que o avanço é o parâmetro de corte que tem maior influência no valor do coeficiente de atrito entre a ferramenta e o cavaco. Para o aço 4340, a refrigeração colaborou para a diminuição do coeficiente de atrito. Para o aço inox 304, a refrigeração não proporcionou alterações significativas. Para o titânio grau 5, considerando as velocidades menores, a refrigeração ocasionou um aumento no valor do coeficiente de atrito, ao passo que para a velocidade maior houve uma pequena diminuição deste ou não houve alterações significativas.
Esta investigação tem como foco a análise de rebarbas formadas no processo de microfresamento do aço-ferramenta AISI H13 usando micro ferramentas de carbeto de tungstênio com duas arestas e 0,4 mm de diâmetro. Os testes consistiram na fabricação de dez canais com comprimento de 10 mm. Foram usados os seguintes parâmetros de corte: rotação de 40.000 rpm, avanço por dente de 0,01 mm/dente e profundidade de corte de 40 μm. Com a conclusão dos testes, utilizou-se o MEV para adquirir imagens dos canais 1 e 10 para a análise dos tipos de rebarbas formadas, e em seguida foi usado um perfilômetro, medindo cinco perfis aleatórios ao longo dos canais, tendo como resultado as alturas das rebarbas.
Este estudo visou investigar a influência da alteração dos parâmetros geométricos da broca helicoidal de metal duro nos esforços de furação do aço SAE 4144M, com o objetivo de encontrar uma geometria mais adequada para a operação. Os ensaios de furação foram realizados em diferentes condições de avanço e de velocidade de corte (variação em dois níveis cada), usando brocas com diferentes geometrias (espessura de guia cilíndrica, geometria do canal e geometria da aresta transversal). Foram monitorados a força de avanço e o torque, por meio de um sistema dinamométrico Kistler.
O desenvolvimento de um sistema de simulação e predição de resultados é uma situação presente na indústria mecânica. Entretanto, essa prática é pouco aplicada em micro e pequenas empresas devido aos custos envolvidos. As ferramentas computacionais que usam simulações para auxiliar no processo de fabricação mecânica reduzem o tempo de ensaios experimentais e o processamento dos dados apurados, especialmente em usinagem, que inclui ensaios longos e dispendiosos. No caso de materiais nobres e ligas especiais, não são encontrados parâmetros de rendimento fornecidos pelos fabricantes de equipamentos EDM/WEDM. O objetivo deste trabalho é desenvolver e apresentar uma solução que aborde as principais práticas para a construção de um sistema de simulação com acesso on-line. Esse sistema visa selecionar materiais de eletrodo e parâmetros adequados para a usinagem EDM do superliga Inconel 718.
A manufatura aditiva de metal (MA) ganhou espaço na indústria por sua capacidade de fabricar peças de geometrias complexas com materiais inovadores em um vasto campo de aplicações. No entanto, a MA de materiais metálicos ainda apresenta desafios, principalmente no que diz respeito à baixa qualidade superficial e tolerâncias geométricas e dimensionais, necessitando, portanto, de um pós-processamento por usinagem. Este estudo investigou o efeito da trajetória da ferramenta e avanço na rugosidade e corrente elétrica requerida pela máquina-ferramenta no fresamento frontal (faceamento) do aço AISI 316 L fabricado por MA.
Superligas de níquel como o Inconel 718 possuem difícil usinabilidade devido à retenção de resistência em altas temperaturas, alta resistência ao cisalhamento dinâmico, baixa difusividade térmica e efeitos de encruamento. Esses fatores resultam no alto desgaste da ferramenta e na baixa integridade superficial, tornando essencial o uso de métodos de lubri-refrigeração para controlar esses efeitos adversos. Este estudo investiga a influência de diferentes métodos de lubri-refrigeração sobre a temperatura de corte na interface durante o fresamento de Inconel 718, usando um sistema de termopar ferramenta-peça.
Revestimentos de carbono amorfo representam uma família de filmes finos, duros e autolubrificantes que combinam hibridizações sp2 (grafite) e sp3 (diamante) em diferentes proporções. Suas aplicações geralmente proporcionam melhorias em propriedades químicas, físicas e mecânicas de metais convencionais usados como substrato e proteção ao desgaste abrasivo e/ou adesivo. Novas classes de filmes de Diamond-Like Carbon (DLC) vêm sendo estudadas com o objetivo de aprimorar questões como a adesão ao substrato, em especial, de aço-rápido. Este estudo avaliou características estruturais e tribológicas dos revestimentos Balinit® DLC e Balinit® DLC Star aplicados no aço-rápido AISI M35, usando técnicas como MEV, EDS, Raman, ensaio de adesão Rockwell C e ensaio de desgaste microabrasivo.
A usinagem de peças na indústria metal mecânica requer constante aprimoramento e desenvolvimento, seja por meio da modernização das máquinas operatrizes, da evolução das ferramentas de usinagem ou da análise do processo em si. Para esse último, uma alternativa é analisar as grandezas físicas fenomenológicas que ocorrem durante a usinagem via eletroerosão por penetração (EDM, de electrical discharge machining). O conhecimento das grandezas físicas, tais como corrente elétrica, tensão elétrica, características do material, geometria da região de ação da corrente, calor gerado, entre outras, contribui para a realização da erosão de uma quantidade determinada de massa de material e que resulta na boa qualidade superficial da peça de trabalho e, consequentemente, na boa qualidade do produto final. Este artigo apresenta um modelo teórico físico das grandezas que envolvem o processo de eletroerosão por penetração. Os resultados das simulações do modelo teórico mostram que o mesmo pode ser utilizado para analisar a quantidade de calor gerada e a quantidade de massa de material a ser erodida e consequentemente ser uma ferramenta para entender os fenômenos termofísicos que consideram como variáveis as características do material, forma geométrica da região a ser erodida e a energia para realizar tal usinagem.
Na indústria atual, eficiência e precisão deixaram de ser diferenciais — são prérequisitos para a competitividade. Nesse cenário, os tornos suíços (Swiss-Type ou tornos de cabeçote móvel) se consolidaram como a tecnologia mais indicada para setores que exigem altíssima qualidade e tolerâncias rigorosas, como médicohospitalar, automotivo de precisão e relojoaria.
A Bener Máquinas anuncia a realização do XIII Encontro Tecnológico Bener, que acontece de 07 a 09 de outubro de 2025, das 10h às 18h, no moderno Tech Center Bener, localizado na Rua Iracema Lucas, 735 – Distrito Industrial, Vinhedo (SP).
Em 2024, a OSG Sulamericana comemora seu jubileu de ouro. Desde sua chegada em 1974, os fundadores estabeleceram um compromisso claro: fornecer soluções de alta qualidade para o setor industrial.
No vasto campo da usinagem industrial, uma máquina se destaca como essencial: a Eletroerosão a Fio. Se você está envolvido com processos de usinagem, é hora de entender o que essa máquina pode oferecer.
Entrevista com o Gerente de Produto Jones Cansi
Este trabalho estudou o efeito de dois tratamentos térmicos de recozimento de esferoidização, um subcrítico e o outro intercrítico realizado em um aço DIN 34CrMo4, com três diferentes microestruturas iniciais, perlítica fina, perlítica grosseira e martensitica nas propriedades mecânicas e na cinética de esferoidização da cementita. Estas microestruturas iniciais foram obtidas após forjamento a quente, com diferentes velocidades de resfria- mento. Os resultados mostraram que a microestrutura inicial, assim como o ciclo de recozimento de esferoidi- zação exerceram grande influência nas propriedades mecânicas e no grau de esferoidização do aço. As amostras martensíticas apresentaram, em média, uma cinética de esferoidização mais acelerada tanto para ciclos subcrí- ticos como para ciclos intercríticos. Entretanto, os valores de dureza e tensão limite de escoamento somente se tornaram similares após os ciclos mais longos. Os ciclos intercríticos apresentaram, em média, maior cinética de esferoidização e valores de dureza menores que os ciclos subcríticos. O aumento do tempo de tratamento reduziu os valores de dureza e tensão limite de escoamento para todas as microestruturas iniciais e recozimen- tos estudados.
Empresa do interior de SP ampliou linha de máquina ...
Fabricante de sistema de rebarbação eletroquímica ...
A 18ª edição do Encontro Nacional de Ferramentaria ...