Revista Hydro online

Conteúdo, Produtos e Fornecedores Qualificados: TUDO QUE SUA EMPRESA PRECISA

Notícias

  • 15/06/16 - Edição de junho’16
    A edição de junho da revista Hydro já está online. O destaque da edição vai para o especial Tubulações para adução de água, na pág. 12, mostrando que ferro fundido dúctil, aço-carbono, PEAD, PVC e PRFV são as principais opções de materiais para sistemas de abastecimento e distribuição de água e que todos têm vantagens e desvantagens. Veja na pág. 24 o artigo Análise da variação horária da vazão de água bombeada, estudo que analisa a variação horária da vazão de água bombeada em estação elevatória de água tratada (EEAT) nos horários de ponta e fora de ponta, visando melhorias no controle operacional do sistema de bombeamento. E na pág. 28, o artigo Desinfecção de esgoto tratado por UV. Também nesta edição tem a atualização dos guias de Bombas e de Laboratórios.

  • 09/05/16 - Edição de maio’16
    A edição de maio da revista Hydro, que já está online, traz como destaque o especial Perfil do Setor de Saneamento, na pag. 16, mostrando que entre 2009 e 2015, as 100 maiores cidades do país demonstraram melhoria, em comparação ao restante do país, em coleta de esgoto e tratamento de água potável. Mas quando se verificam os dados de tratamento de esgoto e combate a perdas a avaliação não foi a mesma. Veja na pág. 34 o artigo Eletrólise aplicada ao tratamento de efluentes têxteis, estudo de caso evidenciando que o tratamento de efluentes por eletrólise, também conhecido por eletrofloculação, é eficiente. E na pág. 54 o artigo Uso racional de água em escola. Também nesta edição tem a atualização dos guias de Engenharia de Incêndio, de Aquecedores de Água e de Empresas de Remediação.

  • 12/04/16 - Edição de abril’16
    A edição de abril da revista Hydro, que já está online, traz como destaque o especial Estações compactas de tratamento de água e esgoto, na pag. 14, onde a automação, simplicidade de operação, dimensões reduzidas e rápida instalação são os critérios mais importantes na aquisição de uma estação compacta. Veja na pág. 26, o artigo Lagoas de estabilização para ETEs de pequeno e médio porte, estudo que tem como foco a eficiência da redução da DBO presente no esgoto, tomando como base a comparação do desempenho entre os diferentes métodos utilizados no país – lagoa facultativa, sistema australiano e lagoa de maturação. E na pág. 34 o artigo Sistema fotovoltaico em uma estação elevatória de água. Também nesta edição tem a atualização dos guias de Membranas e integradores e de Instrumentos e medidores.

  • 15/03/16 - Edição de março’16
    A edição de março da revista Hydro, que já está online, traz como destaque o especial Concessões privadas de saneamento, na pag. 12, mostrando que um estudo recente da consultoria GO Associados consegue ver uma evolução um pouco positiva do setor privado no saneamento. Veja na pág. 16, o artigo Técnicas de aproveitamento de água pluvial, pesquisa que revela o volume de escoamento gerado nas áreas de estudo em Vitória, ES, demonstrando o grande quantitativo de água que não tem sido aproveitado como fonte hídrica para fins não potáveis. E na pág. 32 o artigo A crise hídrica em São Paulo: alternativas de enfrentamento. Também nesta edição tem o guia inédito de Válvulas redutoras de pressão e a atualização do guia de Serviços e produtos para filtração.

  • 18/02/16 - Edição de fevereiro’16
    A edição de fevereiro da revista Hydro, que já está online, traz como destaque o especial Uso de energia fotovoltaica em ETAs e ETEs, na pag. 12, mostrando que a implantação de usinas de micro e minigeração em estações de tratamento de água e esgoto é uma alternativa para reduzir gastos com energia em aeração, por exemplo, etapa que responde por cerca de 50% desse consumo em uma estação. Não deixe de ler na pág. 22 o artigo Aproveitamento de resíduos gerados em estação de tratamento de água, estudo que avalia o desempenho de um sistema de reúso de água de lavagem de filtros de uma ETA seguido de um sistema de drenagem e desidratação de lodo gerado nesse processo. E na pág. 36 o artigo Eficiência energética de sistemas de abastecimento de água nas entradas das edificações. Também nesta edição tem a atualização dos guias de Equipamentos mecânicos para ETAs e ETEs e de Produtos químicos para tratamento de água e efluentes.

  • 26/01/16 - Edição de janeiro’16
    A edição de janeiro da revista Hydro, que já está online, traz como destaque o especial MND - Métodos não destrutivos, na pag. 12, mostrando que com a necessidade de instalar novas redes de água e esgoto e renovar as existentes, cresce o interesse por métodos capazes de minimizar os impactos das obras nas cidades. Inclui também um guia com fornecedores desses métodos. Veja na pág. 20 o artigo Gestão de biofilmes e seus efeitos, que apresenta alguns resultados do projeto Gestão de Biofilmes, promovido pelo Ministério Federal para Ensino e Pesquisa da Alemanha. E na pág. 26 o artigo Estudo do permeado e do concentrado de sistema de osmose reversa onde se mostra que as membranas apresentam como vantagem a redução de área para a instalação de tratamento. Também nesta edição tem o guia inédito de Desaguamento e secagem de lodo e a atualização do guia de Empresas de projetos, instalações e serviços técnicos especializados.

  • 09/12/15 - Edição de dezembro’15
    A edição de dezembro da revista Hydro, que já está online, traz na pag. 14, o artigo Reabilitação de tubos por CIPP, que avalia a cura in loco como um dos métodos não destrutivos (MND) de recuperação, reparo e instalação de redes subterrâneas, por gravidade ou pressurizadas. Veja na pág. 20 o artigo Como evitar corrosão e incrustação em tubulações de água quente, mostrando que a corrosão é na maioria dos casos agravada pela redução de dureza e dessalinização e para contornar o problema, indica-se o uso de estabilizadores especiais de dureza. E na pág. 36 o artigo Fatores de influência na fixação de tubos de água fria e quente, onde se destaca as precauções e passos necessários para garantir a segurança e o bom funcionamento de sistemas de água fria e quente. Também nesta edição você encontrará a atualização do guia de ETAs e ETEs.

  • 10/11/15 - Edição de novembro’15
    A edição de novembro da revista Hydro, que já está online, traz como destaque o especial Aproveitamento de água de chuva, na pag. 14, mostrando que em tempos de crise hídrica, a água que cai do céu pode ser um alívio para indústrias, empresas e residências. Mas é preciso atender os padrões normativos e garantir a qualidade de uso da água. E na sequência algumas soluções disponíveis no mercado. Veja na pág. 32 o artigo Bombas peristálticas, especialmente adequadas para bombeamento de abrasivos e de fluidos viscosos em estações de tratamento de água e esgotos. E na pág. 36 o artigo Redução da concentração de fósforo em processo biológico contendo lodo de ETA, analisando até que ponto os resíduos gerados nas ETAs, contendo cloreto férrico, o que reduz a concentração de fósforo nos sistemas por lodo ativado, pode prejudicar o processo biológico. Também nesta edição você encontrará a atualização do guia de Revendedores e distribuidores de material hidrossanitário.

  • 19/10/15 - Edição de outubro’15
    A edição de outubro da revista Hydro, que já está online, traz na pág. 26 o artigo Uso racional de água e controle de cheias nas edificações que analisa os cuidados no dimensionamento dos reservatórios, visando as legislações municipais que têm sido adotadas para promover o uso racional das águas e o controle do excedente de escoamento superficial gerado pela construção de novas edificações. Veja na pág. 32 o artigo Uso de esgoto tratado na fabricação de blocos de concreto, trabalho que avalia a possibilidade de utilização do esgoto tratado por ETE biológica na fabricação dos blocos vazados de concreto simples. E na pág. 42 o artigo Estudo cinético dos coagulantes químicos, apresentando um estudo para a remoção da turbidez da água. Também nesta edição você encontrará a atualização do guia de Reservatórios de água.

  • 21/09/15 - Edição de setembro’15
    A edição de setembro da revista Hydro, que já está online, traz na pág. 22 a reportagem especial Águas subterrâneas, que mostra os cuidados a serem tomados e as soluções que garantem a captação com segurança e eficiência. Veja na pág. 34 o artigo Controle da corrosão e odor com aplicação de produtos químicos, mostrando que a aplicação de produtos químicos, além de evitar o odor, é um meio preventivo de proteger as estruturas de concreto da corrosão acelerada. E na pág. 46 o artigo Reservatórios de contenção de cheias para controle de vazões. Também nesta edição você encontrará a atualização dos guias de Válvulas e registros e de Acionamentos e automação de estações de tratamento.

  • FotoVolt: olho no futuro e 40 anos de bagagem

    A revista Eletricidade Moderna apresenta a FotoVolt, publicação com a qual amplia e aprofunda ainda mais sua cobertura do universo fotovoltaico, englobando evolução tecnológica, normas, mercado, empresas, novidades em produtos, serviços e aspectos político-institucionais. Nasce como edição extraordinária, mas com o projeto de logo tornar-se publicação independente e a intenção nada pretensiosa de vir a ser o principal veículo de informação desse segmento. No país do sol abundante e das tarifas nas alturas, produzir a própria eletricidade torna-se não só possível como vantajoso. FotoVolt vem para acompanhar de perto e fazer parte dessa história.

Destaque

Edição do mês
 
Veja edições anteriores
sigma1-apg apg-bombas bermad-apg OpenPlant-apg