Os revestimentos duros têm a finalidade de conferir maior vida útil aos componentes mecânicos sujeitos a condições de desgaste. Frente a diferentes processos disponíveis para revestir chapas de aço, este estudo tem como premissa auxiliar empresas na tomada de decisão qualificada sobre por qual deles optar, pois existem poucos estudos que apresentam, de maneira prática, a comparação dos resultados de diferentes processos de revestimentos duros. O objetivo deste estudo é avaliar os revestimentos de chapas de aço com carbeto de tungstênio aplicados pelos processos de soldagem oxiacetilênica e por aspersão térmica (HVOF, de high velocity oxygen fuel, ou oxi-combustível de alta velocidade).
Os atuais padrões de qualidade requerem a realização de ensaios normalizados para determinar a estampabilidade de chapas metálicas em processos de embutimento profundo. Os ensaios garantem que o material seja conformado sem apresentar defeitos como enrugamento, orelhamento ou rupturas localizadas. A Curva Limite de Conformação (CLC) é usada para avaliar a capacidade de deformação do material, indicando as deformações máximas que ele pode suportar. Quando as deformações de um componente estampado estão abaixo da CLC, o material pode suportá-las. Deformações acima da curva indicam risco de ruptura. Este artigo tem como objetivo determinar experimentalmente as CLCs do aço inoxidável austenítico AISI 304, usando três lubrificantes diferentes (Draw 58 GS, Neutron Super Corte 1123-21S e Flash Stamp 140) para analisar a influência do atrito nas curvas de conformação. Também foram realizadas simulações no software QFORM para avaliar o comportamento plástico de um componente automotivo estrutural estampado a frio.
Os atuais padrões de qualidade requerem a realização de ensaios normalizados para determinar a estampabilidade de chapas metálicas em processos de embutimento profundo. Os ensaios garantem que o material seja conformado sem apresentar defeitos como enrugamento, orelhamento ou rupturas localizadas. A Curva Limite de Conformação (CLC) é usada para avaliar a capacidade de deformação do material, indicando as deformações máximas que ele pode suportar. Quando as deformações de um componente estampado estão abaixo da CLC, o material pode suportá-las. Deformações acima da curva indicam risco de ruptura. Este artigo tem como objetivo determinar experimentalmente as CLCs do aço inoxidável austenítico AISI 304, usando três lubrificantes diferentes (Draw 58 GS, Neutron Super Corte 1123-21S e Flash Stamp 140) para analisar a influência do atrito nas curvas de conformação. Também foram realizadas simulações no software QFORM para avaliar o comportamento plástico de um componente automotivo estrutural estampado a frio.
O presente trabalho consiste no estudo e desenvolvimento do processo de soldagem MIG/MAG de passe de raiz com modo de transferência de metal goticular projetada em uma junta de topo tipo “V”, confeccionada em aço de alta resistência e baixa liga (ARBL) Quend 700 com 10 mm de espessura, em uma caçamba de empurre para mineração, na empresa Beltz do Brasil Ltda. Foi usado o delineamento de experimentos (DOE) do tipo Box-Behnken e os fatores variáveis foram velocidade de soldagem, distância do bico de contato à peça, e ângulo de deslocamento. Os valores de tensão e velocidade de arame foram fixados em 33 V e 8,5 m/min, respectivamente.
Nas últimas décadas, a área de estampagem tem aprimorado seus conhecimentos tanto em termos de materiais utilizados como de flexibilidade e redução de custo de processo. Novos processos de estampagem vêm sendo estudados, como a estampagem incremental (incremental sheet forming, ISF), usada basicamente para produção de pequenos lotes de peças e prototipagem rápida, tendo como vantagens a grande flexibilidade e o custo operacional reduzido. Este trabalho compara a simulação computacional do processo de estampagem com experimentos reais. Os resultados dos caminhos de deformação das três principais simulações foram compatíveis com os experimentos na manufatura de uma peça com geometria simétrica.
Este trabalho tem como objetivo apresentar os novos tipos de aço que provavelmente assumirão posição de destaque nas estruturas automotivas do futuro, alterando a forma com que os elementos estruturais são projetados. Primeiramente serão descritas suas propriedades mais significativas. A seguir, os ganhos ambientais decorrentes de sua aplicação. Finalmente, as conclusões mostrarão sua adequabilidade para uma ampla variedade de aplicações em que se requer aumento da segurança com redução de peso.
Este trabalho apresenta um modelo para a avaliação da exposição de operadores aos fumos de soldagem e dos efeitos provocados por ela. O modelo e a quantificação dos danos não fazem uma avaliação voltada à medicina ocupacional e à toxicologia; a ideia foi descrevê-los com ferramentas técnicas e efetuar, do ponto de vista técnico, comparações entre processos, materiais, fatores específicos do local de trabalho e, ao fazê-lo, tentar explicar por que sempre permanece um risco residual no caso de alguns trabalhos de soldagem. Deve-se reconhecer que o uso de equipamentos para proteção pessoal (neste caso, de dispositivos respiratórios) constitui uma medida de proteção suplementar necessária(1).
Foram feitos ensaios experimentais e investigações numéricas sobre a deformação e o comportamento de falha com o objetivo de melhorar o projeto e o desempenho de juntas de alumínio soldadas pelo processo MIG expostas a solicitações mecânicas de colisão. Os testes foram realizados usando-se corpos de prova nos metais-base AW 6060 (AlMgSi) e AW 7003 (AlZn6Mg0.8Zr). No caso de ligas de alumínio envelhecidas, a junta soldada apresentou limite de escoamento menor do que o do metal-base. A falha ocorreu na junta soldada e na região da linha de fusão e as tensões residuais determinadas por simulação numérica do processo de soldagem foram consideradas conforme as condições de simulação de colisão. Os resultados mostraram que as tensões residuais decorrentes da soldagem sobre a falha ocorrida frente a solicitações mecânicas de colisão são insignificantes. Para o caso de simulação computacional de falhas sob tração e cisalhamento, foi determinada uma curva de falha que consiste na combinação do modelo de Gurson e do critério de deformação de JohnsonCook. Com base no valor constante do limite inferior da deformação de falha, a abordagem possibilitou a descrição da falha do metal de soldagem.
Os processos de conformação mecânica abrangem diversos métodos de trabalhocom metais, através deles foi possível estudar o fenômeno que ocorre ao deformarplasticamente um metal à frio, sendo ele compactado, gerando o que chamamos deencruamento. No estudo o encruamento pôde ser visualizado através da laminaçãoe da trefilação, sendo eles processos de conformação no qual o encruamento estápresente macroscopicamente e microscopicamente. O trabalho comparou pontos emque a curva de tensão e deformação de um metal encruado era diferente de outrotipo de metal, sendo ele puro ou uma liga metálica. Também abordou os processosde tratamento térmico que são realizados após o término da conformação domaterial, visando uniformizar o material cristalino do metal encruado. Os resultados ediscussões sobre o tema trouxeram pesquisas atuais e que indicam métodosdiferentes de trabalho à frio, e em todos os casos foram possíveis identificar oendurecimento e aumento da resistência mecânica dos metais estudados.
Os eletrodos, arames, fluxos e varetas utilizados nos processos de soldagem são normatizados e o significado das classificações desses produtos pelas normas são bem difundidos. Os gases de proteção, também consumíveis da soldagem, são normatizados por normas específicas e o conhecimento das classificações e designações feitas por estas normas permitem a correta seleção pelo usuário e simplificam os possíveis procedimentos de qualificação.
Os revestimentos duros têm a finalidade de conferir maior vida útil aos componentes mecânicos sujeitos a condições de desgaste. Frente a diferentes processos disponíveis para revestir chapas de aço, este estudo tem como premissa auxiliar empresas na tomada de decisão qualificada sobre por qual deles optar, pois existem poucos estudos que apresentam, de maneira prática, a comparação dos resultados de diferentes processos de revestimentos duros. O objetivo deste estudo é avaliar os revestimentos de chapas de aço com carbeto de tungstênio aplicados pelos processos de soldagem oxiacetilênica e por aspersão térmica (HVOF, de high velocity oxygen fuel, ou oxi-combustível de alta velocidade).
Os atuais padrões de qualidade requerem a realização de ensaios normalizados para determinar a estampabilidade de chapas metálicas em processos de embutimento profundo. Os ensaios garantem que o material seja conformado sem apresentar defeitos como enrugamento, orelhamento ou rupturas localizadas. A Curva Limite de Conformação (CLC) é usada para avaliar a capacidade de deformação do material, indicando as deformações máximas que ele pode suportar. Quando as deformações de um componente estampado estão abaixo da CLC, o material pode suportá-las. Deformações acima da curva indicam risco de ruptura. Este artigo tem como objetivo determinar experimentalmente as CLCs do aço inoxidável austenítico AISI 304, usando três lubrificantes diferentes (Draw 58 GS, Neutron Super Corte 1123-21S e Flash Stamp 140) para analisar a influência do atrito nas curvas de conformação. Também foram realizadas simulações no software QFORM para avaliar o comportamento plástico de um componente automotivo estrutural estampado a frio.
Os atuais padrões de qualidade requerem a realização de ensaios normalizados para determinar a estampabilidade de chapas metálicas em processos de embutimento profundo. Os ensaios garantem que o material seja conformado sem apresentar defeitos como enrugamento, orelhamento ou rupturas localizadas. A Curva Limite de Conformação (CLC) é usada para avaliar a capacidade de deformação do material, indicando as deformações máximas que ele pode suportar. Quando as deformações de um componente estampado estão abaixo da CLC, o material pode suportá-las. Deformações acima da curva indicam risco de ruptura. Este artigo tem como objetivo determinar experimentalmente as CLCs do aço inoxidável austenítico AISI 304, usando três lubrificantes diferentes (Draw 58 GS, Neutron Super Corte 1123-21S e Flash Stamp 140) para analisar a influência do atrito nas curvas de conformação. Também foram realizadas simulações no software QFORM para avaliar o comportamento plástico de um componente automotivo estrutural estampado a frio.
O presente trabalho consiste no estudo e desenvolvimento do processo de soldagem MIG/MAG de passe de raiz com modo de transferência de metal goticular projetada em uma junta de topo tipo “V”, confeccionada em aço de alta resistência e baixa liga (ARBL) Quend 700 com 10 mm de espessura, em uma caçamba de empurre para mineração, na empresa Beltz do Brasil Ltda. Foi usado o delineamento de experimentos (DOE) do tipo Box-Behnken e os fatores variáveis foram velocidade de soldagem, distância do bico de contato à peça, e ângulo de deslocamento. Os valores de tensão e velocidade de arame foram fixados em 33 V e 8,5 m/min, respectivamente.
Nas últimas décadas, a área de estampagem tem aprimorado seus conhecimentos tanto em termos de materiais utilizados como de flexibilidade e redução de custo de processo. Novos processos de estampagem vêm sendo estudados, como a estampagem incremental (incremental sheet forming, ISF), usada basicamente para produção de pequenos lotes de peças e prototipagem rápida, tendo como vantagens a grande flexibilidade e o custo operacional reduzido. Este trabalho compara a simulação computacional do processo de estampagem com experimentos reais. Os resultados dos caminhos de deformação das três principais simulações foram compatíveis com os experimentos na manufatura de uma peça com geometria simétrica.
Este trabalho tem como objetivo apresentar os novos tipos de aço que provavelmente assumirão posição de destaque nas estruturas automotivas do futuro, alterando a forma com que os elementos estruturais são projetados. Primeiramente serão descritas suas propriedades mais significativas. A seguir, os ganhos ambientais decorrentes de sua aplicação. Finalmente, as conclusões mostrarão sua adequabilidade para uma ampla variedade de aplicações em que se requer aumento da segurança com redução de peso.
Este trabalho apresenta um modelo para a avaliação da exposição de operadores aos fumos de soldagem e dos efeitos provocados por ela. O modelo e a quantificação dos danos não fazem uma avaliação voltada à medicina ocupacional e à toxicologia; a ideia foi descrevê-los com ferramentas técnicas e efetuar, do ponto de vista técnico, comparações entre processos, materiais, fatores específicos do local de trabalho e, ao fazê-lo, tentar explicar por que sempre permanece um risco residual no caso de alguns trabalhos de soldagem. Deve-se reconhecer que o uso de equipamentos para proteção pessoal (neste caso, de dispositivos respiratórios) constitui uma medida de proteção suplementar necessária(1).
Foram feitos ensaios experimentais e investigações numéricas sobre a deformação e o comportamento de falha com o objetivo de melhorar o projeto e o desempenho de juntas de alumínio soldadas pelo processo MIG expostas a solicitações mecânicas de colisão. Os testes foram realizados usando-se corpos de prova nos metais-base AW 6060 (AlMgSi) e AW 7003 (AlZn6Mg0.8Zr). No caso de ligas de alumínio envelhecidas, a junta soldada apresentou limite de escoamento menor do que o do metal-base. A falha ocorreu na junta soldada e na região da linha de fusão e as tensões residuais determinadas por simulação numérica do processo de soldagem foram consideradas conforme as condições de simulação de colisão. Os resultados mostraram que as tensões residuais decorrentes da soldagem sobre a falha ocorrida frente a solicitações mecânicas de colisão são insignificantes. Para o caso de simulação computacional de falhas sob tração e cisalhamento, foi determinada uma curva de falha que consiste na combinação do modelo de Gurson e do critério de deformação de JohnsonCook. Com base no valor constante do limite inferior da deformação de falha, a abordagem possibilitou a descrição da falha do metal de soldagem.
Os processos de conformação mecânica abrangem diversos métodos de trabalhocom metais, através deles foi possível estudar o fenômeno que ocorre ao deformarplasticamente um metal à frio, sendo ele compactado, gerando o que chamamos deencruamento. No estudo o encruamento pôde ser visualizado através da laminaçãoe da trefilação, sendo eles processos de conformação no qual o encruamento estápresente macroscopicamente e microscopicamente. O trabalho comparou pontos emque a curva de tensão e deformação de um metal encruado era diferente de outrotipo de metal, sendo ele puro ou uma liga metálica. Também abordou os processosde tratamento térmico que são realizados após o término da conformação domaterial, visando uniformizar o material cristalino do metal encruado. Os resultados ediscussões sobre o tema trouxeram pesquisas atuais e que indicam métodosdiferentes de trabalho à frio, e em todos os casos foram possíveis identificar oendurecimento e aumento da resistência mecânica dos metais estudados.
Os eletrodos, arames, fluxos e varetas utilizados nos processos de soldagem são normatizados e o significado das classificações desses produtos pelas normas são bem difundidos. Os gases de proteção, também consumíveis da soldagem, são normatizados por normas específicas e o conhecimento das classificações e designações feitas por estas normas permitem a correta seleção pelo usuário e simplificam os possíveis procedimentos de qualificação.
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