A Metro Network, de Balneário Camboriú, SC, acaba de lançar o primeiro coworking do Brasil especializado em provedores de Internet. “Criamos valor para que provedores de todo o território nacional possam usufruir de mão de obra especializada em São Paulo no modelo 24x7”, diz Pedro Angones, diretor da Metro Network. O espaço fica localizado na Verbo Divino com a Nações Unidas, na Chácara Santo Antonio, região conhecida pela elevada concentração de empresas de telecomunicações.

O coworking reúne todas as funcionalidades de um escritório comercial, com recepção, posições de trabalho e salas de reuniões, mas com recursos específicos para o provedor de Internet, como racks para hospedagem de equipamentos, conectividade de alta capacidade e equipes especializadas.

Segundo Angones, muitos provedores querem abrir escritórios em São Paulo para ter um local onde possam alocar equipes comerciais e fazer reuniões quando seus diretores estão na cidade. No espaço compartilhado, além de reduzir os custos com aluguel e infraestrutura, o provedor poderá ainda hospedar os equipamentos de borda e contar com o suporte de técnicos que conhecem de perto seu ambiente de rede. “Não é necessário colocar os equipamentos em um data center terceirizado, com acesso às instalações, agilidade e mão de obra de manutenção mais restritos”, diz.

A Metro Network possui uma conexão redundante ao IX-SP com porta de 100 Gbit/s. Com isso, o cliente do coworking pode se conectar diretamente ao IX-SP e participar da infraestrutura já existente, com acesso rápido à capilaridade de outros participantes. “Temos um custo muito baixo de Golden Jump em comparação com os data centers do mercado”, diz o diretor.

A Metro Network mantém sua equipe de NOC 24 horas por dia à disposição do provedor, que poderá ter acesso a todos os recursos sem se preocupar com burocracia. O coworking já está aberto e em operação. “Antes mesmo do lançamento oficial já tínhamos contratos assinados com empresas do Nordeste e do Sul”, afirma Angones.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024