Dando sequência à série de eventos online, a revista RTI vai promover, no dia 1 de julho, quarta-feira às 17h30 (horário de Brasília), o webinar ABNT NBR 16869-1:2020 - Cabeamento estruturado - Planejamento - Atualização e diretrizes da nova norma.

A live será conduzida por Paulo Marin, coordenador da Comissão de Estudo de Cabeamento de Telecomunicações, com a participação de dois membros da comissão de estudo da ABNT responsável pelo desenvolvimento da norma: Cátia Silene dos Santos, sócia-diretora da Sonn.Tech, e Jorge Domingues, diretor da JJD Projetos Inteligentes. O objetivo do evento é discutir o escopo da nova norma brasileira de requisitos de planejamento para cabeamento estruturado e sua infraestrutura em suporte às normas desenvolvidas no âmbito da ABNT/Cobei. Serão apresentadas as práticas de instalação normalizadas, documentação de projeto, administração, ensaios e inspeção.

“Esta norma é importante por se tratar da primeira e única norma brasileira que aborda todos os aspectos envolvidos no planejamento de uma instalação. Ainda, ela contempla o gerenciamento ou administração da instalação, tema de suma importância especialmente para consultores e gerentes de TI responsáveis pela manutenção de uma instalação organizada durante seu ciclo de vida”, explica Paulo Marin. 

Ainda segundo ele, trata-se de um excelente recurso ao projetista por ajudá-lo a planejar as diferentes etapas do projeto de um sistema de cabeamento estruturado para diferentes ambientes (comercial, residencial, data centers, etc.), incluindo requisitos e recomendações para documentação como ordens de serviço, relatórios de testes, etc. “Uma das principais dificuldades do projetista nessa área é a falta de diretrizes técnicas compiladas em um único documento normativo e adequadas às necessidades e características do mercado brasileiro. Esta norma é de fato um guia para o planejamento de uma instalação e isso é inédito nesse setor”, enfatiza.
A inscrição é feita pelo preenchimento do cadastro disponível no endereço: https://oferta.arandanet.com.br/5o-webinar-rti O link da transmissão é encaminhado após a confirmação.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024