Atrair potenciais clientes e desenvolver um relacionamento de confiança até o fechamento do contrato é um processo longo e árduo para o time de pré-vendas das empresas, em especial em um segmento especializado como de redes, cabeamento e data centers. Mas uma nova ferramenta pode encurtar esse caminho e resultar em negócios concretos para os fornecedores de produtos e serviços. Trata-se do Vergyy, uma calculadora online para estimativa de custos de instalações baseada em inteligência artificial e modelos matemáticos avançados. O desenvolvimento é da Susy Research, startup que nasceu num projeto de pesquisa na Universidade de Bristol, no Reino Unido, sob comando do brasileiro Mauro Fazion Filho, engenheiro e PhD em modelamento numérico e eletromagnetismo pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, que há três anos se mudou de Florianópolis, SC, para se dedicar à pesquisa na Europa.

A ferramenta é fácil de usar e oferece precisão de 94%. Hoje são oferecidos quatro modelos de cálculos:

“Os modelos estão prontos. Usamos nosso código, comprovado e testado, que está hospedado na nuvem. O Vergyy elimina o trabalho exaustivo de fazer a própria calculadora. É como emprestar o time de desenvolvimento a um grande site”, define.

No Brasil, a calculadora online está sendo testada pela CED Soluções (https://cedsolucoes.net.br/calcular-custo-datacenter), integradora de soluções de engenharia de Florianópolis, que já disponibiliza em seu site os modelos para cálculo do custo de montagem de data center e escritórios. Na calculadora de data center, o usuário precisa responder a questões como número de racks do projeto e de servidores por rack, uso de piso elevado, energia elétrica, cabeamento, iluminação de emergência, controle de acesso nas portas, detecção e combate a incêndio, DCIM (monitoramento de umidade, temperatura e energia), CFTV, quantidade de câmeras, UPS, geradores elétricos, simples ou com redundância. O resultado é dado em poucos segundos, na própria tela do site. Na CED Soluções, após o uso da calculadora, foram geradas mais de 30 cotações de projetos.

A ferramenta é destinada a empresas de consultoria, engenharia, instaladores, integradores e revendas. Para disponibilizar o Vergyy em seus websites, elas precisam somente personalizar os modelos, com a inserção de custos dos materiais e da mão de obra, que variam conforme região. A calculadora pode ser usada em qualquer lugar do Brasil e do mundo, pois além do idioma em português, está disponível em inglês, usando a moeda local de cada país.

Segundo Fazion, ao oferecer a calculadora online, as empresas podem realizar o chamado marketing interativo, proporcionando uma experiência única e personalizada para cada usuário. Esse tipo de conteúdo é mais dinâmico e traz reconhecimento de marca e, portanto, com resultados mais efetivos do que os conhecidos blogs e e-books que costumam oferecer para agregar valor e atrair visitantes a seus sites. “A ferramenta mostra a especialização e gera leads qualificados para o negócio. Os detalhes de um potencial projeto são transmitidos diretamente à equipe de vendas”, diz. Além disso, as calculadoras podem ser divulgadas nas redes sociais e gerar ainda mais tráfego.

O Vergyy é comercializado em modelo de assinatura no plano básico, por R$ 36 por mês, ou premium, por R$ 90, que permite configurar várias calculadoras em um site e acesso a todas as funcionalidades de controle do dashboard.

Para divulgar a solução no país, a startup está oferecendo o Vergyy gratuitamente para contratos fechados até o final do ano. “As empresas que adotarem agora poderão usar as calculadoras por tempo indeterminado e sem precisar pagar nada pelo uso”, finaliza Fazion.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024