A GlobeNet, provedora por atacado de telecomunicações, anuncia que já ativou os seus primeiros clientes da Argentina, Brasil, Colômbia e Estados Unidos para que possam utilizar o novo cabo submarino Malbec, que conecta as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires e inclui a opção de uma futura conexão com Porto Alegre, RS.

O novo sistema, que inclui novas estações de aterrissagem totalmente independentes dos sistemas existentes, permite a oferta de serviços de transporte de 400 Gbit/s entre a Argentina e o restante do continente. A capacidade inicial disponível do sistema Malbec é de 108 Tbit/s.

O cabo submarino conta com extensão de 2600 km, que se junta à rede da GlobeNet, atingindo o total de 26.000 km, conectando as principais cidades da Argentina, Bermudas, Brasil, Colômbia, Venezuela e os Estados Unidos.

O Malbec também inclui uma nova rota submarina entre o Rio de Janeiro e São Paulo, que melhora a disponibilidade dos serviços de transporte e trânsito IP entre essas cidades e oferece um caminho alternativo para as conexões terrestres existentes, 100% redundante por meio da sua integração com o sistema GlobeNet.

O Malbec permite conectar os pontos de presença (POPs) em Miami e Nova York diretamente com os novos pontos de presença da GlobeNet, em São Paulo e em Buenos Aires. Esses novos PoPs usam rotas terrestres redundantes na conexão com as estações de aterrissagem em Praia Grande e Las Toninas, respectivamente.

Com acesso direto aos principais conteúdos da Internet e pontos de troca de tráfego do mundo para provedores, carriers e OTTs na América Latina, o cabo submarino Malbec também habilita o acesso de empresas para que se conectem com os provedores na Argentina.

“A nova rota submarina aumentará o desempenho e reduzirá a latência para nossos clientes. Com suas ligações diretas a Las Toninas, na Argentina, o novo sistema Malbec efetivamente dobra a capacidade total disponível entre este país e o Brasil”, diz o CTO da GlobeNet, Philippe Perrier.

“O Malbec é a prova da capacidade técnica, experiência e compromisso com o desenvolvimento da região onde operamos ao longo dos últimos 20 anos. Estamos orgulhosos de que estejamos na vanguarda da transformação digital das Américas”, disse Eduardo Falzoni, CEO da companhia.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024