A Secmon Tecnologia, prestadora de serviços de TI com sede em São Paulo, passou a comercializar o FWCaaSFirewall Cloud as a Service. Com foco em provedores, a solução é um ambiente em nuvem com dupla camada de segurança.

Os primeiros testes com o produto foram feitos no segundo semestre de 2020 e duraram seis meses. Na época, três provedores apoiaram as avaliações de processos, funcionalidades e capacitação das equipes técnicas e comercial. Atualmente, o trio possui em seus portfólios serviços de segurança, Wi-Fi e SD-WAN, inclusive comercializados para o segmento governo.

“Operadoras de grande porte oferecem links com SD-WAN, Wi-Fi e aplicações de segurança, serviços geralmente ausentes no portfólio de um provedor regional. Nossa solução aumenta o leque de produtos dos pequenos fornecedores de Internet”, explica Paulo Cezar Felix, diretor comercial da Secmon.

A primeira camada de segurança conta com um NGFW – Firewall de Próxima Geração e Proxy Web. Já a segunda, além das proteções já citadas, utiliza IPS – Sistema de Prevenção de Intrusão, antivírus e anti-malware.

O funcionamento da solução passa pelo direcionamento do tráfego do provedor para a nuvem da Secmon, preparada para aplicar políticas e regras de segurança neste tráfego, garantindo a proteção do link. Com isso, o provedor passa a fornecer o link seguro para o cliente, que não precisa mais contratar uma empresa para proteger o seu ambiente.

A partir de informações relacionadas ao tipo de segurança contratada, o tráfego ganha uma camada de defesa e passa a ser um link seguro. Já a contratação é oferecida no sistema pay per use e cobrada de acordo com a quantidade de Mbit/s protegidos.

“O NGFW, configurado na nuvem da Secmon, está sincronizado com plataformas mundiais de proteção alimentadas e gerenciadas por fabricantes e organizações de cybersegurança, recebendo informações em tempo real sobre ameaças e vulnerabilidades”, explica Felix.

Os logs coletados pelas ferramentas Secmon ficam armazenados em três ambientes de backup, sendo um físico na própria Secmon, outro em um data center contratado e o terceiro em uma nuvem contratada especificamente para este armazenamento. Junto com o serviço, o provedor recebe um pacote de apoio com materiais para equipes comerciais, cadernos com configurações técnicas e orientações sobre estratégias de marketing.

“Queremos nos posicionar como um parceiro estratégico dos provedores. Por isso, algumas premissas não abrimos mão em nossa estratégia de atuação, como jamais atender o cliente final, ser neutro com relação aos fabricantes e sempre buscar soluções inovadoras para os nossos parceiros”, salienta o diretor.

Com 80 funcionários, a Secmon Tecnologia compreende duas divisões: Secmon Serviços e Secmon Soluções. A primeira é voltada para grandes projetos e serviços para data centers e operadoras. Já a segunda foi criada no segundo semestre de 2020 especificamente para atender o mercado de provedores, atuando desde a concepção de produtos, precificação, testes de homologação, serviços profissionais com suporte na pré-venda, implantação até o monitoramento remoto e presencial para provedores de todo o Brasil.

“Fechamos diversos contratos em 2020, o que fez a Secmon Serviços crescer em torno de 20% em um ano com muitas dificuldades devido à pandemia. Para o futuro, o objetivo é que a Secmon Soluções gere a mesma receita da Secmon Serviços”, projeta o diretor.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024