A Viavi Solutions divulgou os resultados do seu 14º estudo global anual State of the Network sobre redes empresariais e desafios de segurança. Como a pandemia da Covid-19 forçou uma redefinição global de como nos reunimos e trabalhamos, a pesquisa traz informações importantes sobre como as organizações estão se adaptando. 60% dos entrevistados esperam um aumento nos gastos para implantar novas tecnologias em 2021, incluindo o SD-WAN (62%), 5G privado (52%) e operações de IA (45%) – dando suporte a um aumento no uso de UC – comunicações unificadas e ferramentas de colaboração, gastando mais tempo na detecção e correção de ameaças à segurança e avaliando a lacuna de habilidades.

Apesar dos desafios de 2020, a pesquisa revela que os times de TI se adaptaram para gerenciar a experiência do usuário final no desafio de trabalhar de casa. Os entrevistados agora relatam gastar pelo menos 10 horas por semana abordando questões relacionadas a UC e ferramentas de colaboração como WebEx, Microsoft Teams e Zoom. A importância do acesso à rede e aos aplicativos nunca foi tão crítica, principalmente porque algumas organizações buscam estender o trabalho remoto indefinidamente.

O desafio de solucionar problemas de UC e outras aplicações também foi agravado por uma crescente lacuna de habilidades. Na verdade, o principal desafio de solução de problemas de aplicativos para os entrevistados era a falta de conhecimento necessário para resolver questões de desempenho. Essa lacuna foi mais aguda entre organizações com menos de US$ 2 bilhões em receita, com mais de 90% das empresas de médio porte citando dificuldade em atrair candidatos para ajudá-las a acompanhar o ritmo da inovação tecnológica.

“O ano passado foi transformador para as empresas, à medida que as equipes de TI se adaptaram à tarefa de manter a entrega de serviços sem problemas e a experiência ideal do usuário final, apesar das interrupções relacionadas à pandemia”, disse Charles Thompson, Vice-Presidente e Gerente Geral de Empresas e Nuvem da Viavi. “No entanto, os desafios não desapareceram, como demonstra o estudo State of the Network deste ano. Uma lacuna cada vez maior de habilidades está criando um obstáculo para a solução de problemas mais difícil do que qualquer problema técnico, mesmo com as equipes do NetOps gastando mais tempo do que nunca lidando com questões de segurança cada vez maiores”.

“Nossa pesquisa mostrou que a lacuna de habilidades é real, estejam as equipes de rede trabalhando com tecnologia legada ou soluções de próxima geração”, disse Shamus McGillicuddy, Vice-Presidente de Pesquisa e Gerenciamento de Rede da Enterprise Management Associates. “Existem maneiras de mitigar essa lacuna. As organizações de TI podem adotar ferramentas de gerenciamento de rede com fluxos de trabalho baseados em funções que visam capacitar administradores de nível inferior para assumir tarefas normalmente reservadas para usuários avançados. Outra opção é adotar ferramentas de automação de rede que podem reduzir os fluxos de trabalho para engenheiros qualificados ou permitir que eles deleguem mais tarefas aos administradores”.

A Viavi (e anteriormente a Network Instruments) conduziu seu estudo global do State of the Network por 14 anos consecutivos, trazendo informações sobre as tendências da rede e retratando os desafios enfrentados pelas equipes de TI. Os resultados foram compilados a partir de 794 entrevistados, incluindo engenheiros de rede, diretores de TI, engenheiros de segurança e CIOs em todo o mundo. Além da diversidade geográfica, a população do estudo foi distribuída entre redes e verticais de negócios de diferentes tamanhos. O estudo completo está disponível no link: www.stateofthenetwork.com.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024