O MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações publicou duas portarias no dia 5 de março de 2021 relacionadas à fotônica, campo científico dedicado ao estudo da luz, sua geração, detecção e manipulação da emissão, transmissão, modulagem, processamento de sinal, amplificação e sensoriamento. A tecnologia é responsável por viabilizar setores como telecomunicações, entretenimento, informática, indústria automobilística, farmacêutica, metal-mecânica, aeronáutica, naval, entre outras.

A portaria GABMI 4532 trata da IBFóton – Iniciativa Brasileira de Fotônica, cujo objetivo é criar, integrar e fortalecer as ações governamentais na área, focado na inovação na indústria brasileira e no desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social. Já a GABMI 4530 corresponde ao Sisfóton - MCTI – Sistema Brasileiro de Laboratórios de Fotônica, elaborado para promover o avanço científico, tecnológico, inovador e empreendedor do setor.

“A fotônica é uma das principais tecnologias habilitadoras e possui aplicações inovadoras nos mais diversos setores da economia, tais como na agricultura, com sistemas de precisão e sensoriamento, na saúde, com sistemas de descontaminação e terapia laser, nas tecnologias digitais, com computadores quânticos e redes de comunicação de alta velocidade, e na Defesa, com sensores de infravermelho e sistemas de controle e comando, navegação”, diz Marcos Pontes, astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.

No âmbito tanto da IBFóton quanto no Sisfóton - MCTI, serão priorizados setores como Comunicações e Tecnologia da Informação e Comunicação, Saúde, Energia, Agricultura, Meio ambiente, Indústria, Defesa, Mobilidade e Educação, além de tecnologias como fibras ópticas, dispositivos fotônicos, integração híbrida, óptica integrada, dispositivos optoeletrônicos, sistemas e redes de comunicações ópticas, lasers, materiais avançados para fotônica, nanofotônica, plasmônica, ópticas clássica, quântica e não linear, instrumentação óptica, espectroscopia, metrologia, sensores, displays e iluminação.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024