O apelo por embalagens mais sustentáveis chegou ao centro do Oceano Pacífico. A companhia Waiākea (Havaí) ampliou seu parque de máquinas para produzir garrafas de até 1.500 mL fabricadas com material plástico reciclado.

 

A empresa havaiana engarrafa a água proveniente do degelo e da chuva que desce do pico nevado do vulcão ativo Mauna Loa. Essa água é filtrada naturalmente através de milhares de metros de rocha de lava porosa antes de reemergir na base do vulcão. Para manter essa característica “natural” do produto, ela fabrica suas próprias garrafas em poli(tereftalato de etileno) (PET) 100% reciclado em cor azulada, que remete à cor das lagoas da ilha, e com ombros que se assemelham ao pico do vulcão.

 

Segundo informações da Waiākea, o rPET utilizado – sigla para recycled polyethylene terephthalate, ou poli(tereftalato de etileno) reciclado, em português – provém de material pós-consumo. Para a produção das garrafas a companhia recorreu à fabricante austríaca de máquinas de moldagem por sopro PET Technologies GmbH, para obter novos equipamentos que podem produzir até 6.000 garrafas de 1,5 L por hora, com molde de quatro cavidades. A empresa pretende fabricar cinco tamanhos de garrafa. Além disso, a Waiākea está trabalhando em projetos para utilizar biopolímeros renováveis empregados em suas garrafas buscando uma nova opção de fim de vida para o produto.

 

#rpet #resinapet #petreciclado #plastic



Mais Notícias PI



Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024