Recentemente publicado pela Editora Mackenzie, o livro “Física dos polietilenos – Uma abordagem baseada na microestrutura e nas propriedades mecânicas'' traz ao leitor uma compreensão aprofundada sobre as características deste material, abordando aspectos da sua microestrutura, bem como suas propriedades físicas.

 

Embora os polietilenos sejam uma das matérias-primas plásticas de maior utilização na indústria mundial, existem poucas obras em língua portuguesa especificamente sobre essa família de polímeros. Nesse sentido, essa obra visa contribuir para a compreensão aprofundada desse material pelos profissionais brasileiros. O título se dedica, principalmente, à explicação dos aspectos técnicos que envolvem a ciência dos polietilenos e suas variações termoplásticas.

 

A obra é destinada a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da indústria que estudam, pesquisam e/ou trabalham com polímeros. É constituída por seis capítulos que abordam os seguintes temas: microestrutura; fusão, cristalização e recozimento; relaxações moleculares; propriedades mecânicas e mecanismos de fratura. Destacam-se também suas ilustrações e gráficos, elementos que complementam o conteúdo e auxiliam no entendimento dos assuntos.

 

O livro, redigido por Eder H. C. Ferreira e Guilhermino J. M. Fechine, possui 132 páginas e está disponível para venda, em versão física, no site da editora (www.mackenzie.br/editora) pelo preço sugerido de R$ 42,00.



Mais Notícias PI



Livro aborda o processamento de termoplásticos

Publicação trata da estrutura e as propriedades dos polímeros, e também de dois dos principais processos de transformação de termoplásticos: injeção e extrusão.

16/04/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024


Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023