Uma parceria entre a Boomera e a Nescau – marca de achocolatado do grupo Nestlé – resultou na transformação de cerca de duas toneladas de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos para a prática de futebol, basquete e vôlei, que foram doados para uma ONG no Estado de Santa Catarina.

 

De acordo com informativo enviado à imprensa, o projeto, amparado pela iniciativa RE da Nestlé, visava unir inovação e sustentabilidade com a proposta de reciclar as embalagens dos sachês da companhia, a fim de reforçar a importância da circularidade dos produtos, e buscou a Boomera para transformar resíduos pós-consumo em matéria-prima reciclada.

 

Após o desenvolvimento de uma resina pós-consumo (PCR) própria para a execução do projeto, o material foi transformado em itens esportivos como traves de futebol, cestas de basquete e postes de vôlei, os quais foram doados à ONG Bairro Da Juventude, sediada em Criciúma (SC), como incentivo à prática de esportes e exemplo de sustentabilidade para  crianças e jovens que frequentam a organização.

 

 

Entre outros benefícios, estão o aumento da renda das cooperativas homologadas pela Boomera envolvidas no projeto a partir da venda desses resíduos, e de seus catadores e catadoras de material reciclável, os quais atuaram na coleta de duas toneladas de materiais flexíveis, impedindo sua ida para aterros.

 

Segundo os dados do informativo, a coleta dos sachês usados durou cinco meses e envolveu dez cooperativas de reciclagem. O processo de transformação e desenvolvimento da resina pela Boomera até a finalização da produção dos itens esportivos foi realizado em mais cinco meses, considerando todos os testes necessários para garantir o desempenho dos produtos.

 

(Fotos: divulgação)

 

Conteúdo relacionado:

Empresa supera sua meta de uso de material reciclado

Alta da produção de resinas recicladas nos últimos anos



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024