Um consórcio estabelecido pelas empresas Electrolux, com matriz na Suécia e unidade fabril em Curitiba (PR), Termotécnica, com sede em Joinville (SC), e Unigel, com unidade corporativa em São Paulo (SP), terá como premissa o desenvolvimento e produção de peças plásticas para refrigeradores a partir da utilização de embalagens fabricadas com poliestireno expandido (EPS).

Embalagens de poliestireno expandido serão usadas na fabricação de peças para refrigeradores

 

Trata-se de um projeto que visa destinar embalagens de EPS usadas para a proteção de eletrodomésticos a processos de reciclagem, e assim convertê-las em matéria-prima para a confecção de itens que serão incorporados a linhas de refrigeradores.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que testes relacionados à qualidade de peças para eletrodomésticos feitas com material reciclado vêm sendo realizados desde o ano passado. Também foi informado que a Unigel fornecerá a sua linha de materiais poliméricos Ecogel, indicada para a formulação de poliestirenos, ao passo que a Termotécnica fará o mesmo com a sua linha de matérias-primas obtidas a partir de plásticos pós-uso/pós-consumo Repor.

 

Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, comentou que a companhia tem interesse em estabelecer parcerias com, por exemplo, cooperativas de reciclagem e empresas que atuam na área de logística reversa de plásticos descartados. De acordo com ele, “isso ajudaria a melhorar ainda mais o índice de reciclagem do EPS no Brasil”.

 

João Zeni, diretor de sustentabilidade para a Electrolux América Latina, disse que a meta da empresa é “usar 50% de plástico reciclado em nossos produtos até 2030”. Ainda segundo ele, a companhia pretende analisar uma ampliação do uso de plásticos reciclados na fabricação de outros produtos, principalmente peças que terão contato com alimentos.

 

Marcelo Natal, diretor comercial da Unigel, disse que um dos objetivos dessa parceria é “reaproveitar aproximadamente 200 toneladas de material pós-consumo até o final de 2022, que darão origem a novos produtos”. As empresas interessadas em obter mais informações sobre parcerias e o projeto podem entrar em contato pelo telefone (47) 99994-1113.

 

Imagem: Termotécnica/Unigel

 

Conteúdo relacionado:

ESG na prática no setor de plásticos

Resíduos de PU decompostos por via química dão origem a novos monômeros

 

#Electrolux #Termotécnica #Unigel #Reciclagem #Plástico



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024