A alemã Covestro, com subsidiária em São Paulo (SP), declarou que está trabalhando com 21 parceiros de nove países diferentes no Circular Foam, um projeto que visa fechar o ciclo de vida das espumas rígidas de poliuretano (PU), utilizadas como material para isolamento de refrigeradores e de prédios e construções.

 

De acordo com a empresa, até o momento não existe uma gestão coordenada dos resíduos ou processos adequados de reciclagem para um ciclo de vida sustentável desse produto. Entretanto, o projeto Circular Foam visa mudar isso unindo esforços de especialistas acadêmicos, empresas e da sociedade para desenvolver um modelo de solução completo nos próximos anos. O projeto pretende demonstrar todas as etapas tecnológicas necessárias para atingir a circularidade dos plásticos em aplicações pós-consumo, tendo como exemplo as espumas rígidas de PU, usadas como isolamento em equipamentos refrigeradores, como as geladeiras, e em edificações.

 

A reciclagem química permite a reutilização de materiais que, ao final de seu ciclo de vida, não podem ser recuperados por meio da reciclagem mecânica devido às suas propriedades. Atualmente, parte desses materiais são incinerados, para recuperação energética. Neste processo, os precursores utilizados são perdidos. Ainda segundo a Covestro, o propósito do projeto é investigar dois caminhos possíveis de reciclagem para as espumas rígidas de PU: quimólise e pirólise. O objetivo é obter novamente os polióis e aminas como matérias-primas para a produção de espumas de alta qualidade, permitindo assim sua reutilização.

 

Segundo informações do projeto, isso representaria uma redução anual de um milhão de toneladas de resíduos, redução da emissão de 2,9 milhões de toneladas de CO2, bem como uma economia de 150 milhões de euros em custos de incineração na Europa a partir de 2040.

 

O consórcio é composto por todos os atores necessários para fechar a cadeia de valor circular (indústrias de processo, material, manufatura, gestão de resíduos, fornecedores de tecnologia, parceiros de pesquisa, logística, cientistas sociais e economistas) e será implementado em três regiões piloto na Alemanha, Polônia e Holanda.


 

(Foto: wayhomestudio, Freepik)

#reciclagemquimica #poliuretano #espumarigida #covestro


 

Conteúdo relacionado:

Programa de reciclagem vai converter colchões de PU em novas espumas

PA reciclada a partir de aparas industriais



Mais Notícias PI



Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024