A aplicação de masterbatches, pigmentos e corantes na formulação de plásticos é um procedimento muito importante para a obtenção de produtos finais com aspecto visual atraente, que contribua para a decisão de compra do consumidor. As cores são aliadas essenciais dos diversos tipos de projeto para itens domésticos, peças para veículos ou eletrodomésticos, entre outros.

 

Portfólio de cores para policarbonato em 2021

 

A escolha de cores para produtos plásticos em 2020 consistiu na aplicação de tons vibrantes em móveis como, por exemplo, cadeiras plásticas para estabelecimentos comerciais e arquibancadas de estádios, assim como de tons de azul e verde em embalagens e pigmentos que permitem a obtenção de tons pastéis em peças feitas por impressão 3D, ramo que também abrangeu a utilização de outras paletas de cores customizadas conforme a demanda.

 

 

Para 2021 as empresas alemãs Covestro e Ral Colours elaboraram um portfólio que recebeu o nome de “RAL Color Feeling 2021+”, apresentando como tendências de cores de plásticos para 2021 os tons de bege, cinza e preto, além de nuances de marrom e rosa, que foram reproduzidos em placas confeccionadas em policarbonato (PC). A Ral é desenvolvedora de padrões de cores para fins industriais e é a primeira vez que atua na definição conjunta de padrões para o policarbonato, propondo 15 tons diferentes.

 

 

Em comunicado à imprensa, ambas as empresas informaram que esse projeto envolveu um conglomerado de centros de desenvolvimento de design e cor espalhados pela Europa e Ásia. Christopher Stillings, vice-presidente e chefe global do departamento de cor e design no segmento de policarbonatos da Covestro, disse que o novo sistema de cores possibilitará a realização de aplicações distintas em polímeros dessa classe com um grande grau de precisão de tons e nuances.


 

 

E Markus Frentrop, chefe global da RAL Colors, complementou. “Através dessa colaboração, ambos os parceiros oferecem aos designers uma abordagem abrangente de cores e materiais. Isso dá amplo suporte na conquista de novos clientes e na criação de soluções para os clientes atuais”. No entanto, ainda não há previsão de comercialização de produtos pertencentes a esse portfólio no Brasil.

 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui e também em nossos guias de aditivos e cargas para formulação de plásticos, produtos fundamentais na fabricação de uma infinidade de produtos.

 

 

 

Foto: Covestro

 

 

Conteúdo relacionado:

Parceria vai desenvolver e comercializar grafeno no Brasil

Chapa transparente com ação antiviral

 

 

#Covestro #RalColours #TendênciasdeCores #Masterbatches #Plásticos



Mais Notícias PI



Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024


Desmoldante à base de água para rotomoldados

O produto semipermanente Mono-coat RM-7105W é recomendado para a desmoldagem de peças fabricadas com polietileno e outros polímeros.

26/03/2024