A Usiminas agora conta com um certificado de patente do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial para a produção de aço laminado extra limpo. O projeto foi idealizado por uma equipe técnica da Gerência-Geral de Laminação a Frio da Usina de Cubatão e o processo de patenteamento foi iniciado em 2013.

De acordo com a empresa, o projeto atende a demanda do mercado por melhor qualidade do produto final. “O invento surgiu a partir das demandas percebidas no mercado por materiais com alto valor agregado, principalmente na linha branca e a indústria automotiva. Esses segmentos também demonstram a necessidade de receber materiais com baixo resíduo. Pensando nisso, a Usiminas denominou esse material como ‘Extra Limpo’ e desenvolveu o processo”, detalha José Dias Blanco, líder da equipe do projeto.

O processo desenvolvido pela Usiminas elimina a necessidade de instalação de linhas de limpeza eletrolítica, ao contrário de processos convencionais realizados em siderúrgicas. Entre os benefícios estão a redução dos custos de fabricação, menor geração de resíduos e melhor qualidade do produto final. 



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024


Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024