Um consórcio formado entre a fabricante de equipamentos para pesagem Toledo do Brasil e o Centro Universitário FEI, ambos com unidades situadas no município de São Bernardo do Campo (SP), levou à inauguração de um laboratório voltado para a pesquisa e o desenvolvimento de soluções para a indústria metalmecânica, o que abrange o setor de usinagem.

Hub de inovação para a indústria metalmecânica foi inaugurado em São Bernardo do Campo, no Centro Universitário FEI

 

O centro de pesquisas é chamado de Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia – e se encontra no Campus São Bernardo do Campo da FEI. Um dos objetivos das partes envolvidas neste projeto é unir conhecimentos oriundos de diversas áreas como, por exemplo, do setor empresarial, do chão de fábrica e do meio acadêmico.

 

De acordo com as instituições parceiras, o laboratório de estudos será voltado para o desenvolvimento de tecnologia para pesagem para segmentos diversos, melhoria de sistemas estruturais, desenvolvimento de software, entre outros. Além disso, este trabalho é parte de um programa de estágios para estudantes de engenharia mecânica, automação industrial, engenharia elétrica e ciência da computação, o qual já conta com a participação de cerca de 14 estudantes da FEI. 

 

Segundo Michele Rodrigues Hempel Lima, professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do novo laboratório, “através do projeto os alunos conseguirão trabalhar com temas reais da indústria, sem deixar a graduação de lado. Além disso, isso possibilita a realização de pesquisas e desenvolvimento de projetos tecnológicos novos, unindo trabalho e estudo”.

 

Também comentou sobre algumas das expectativas que acompanham a realização deste projeto Paulo Haegler, presidente da Toledo do Brasil: “vamos colher bons frutos, com alunos mais capacitados, professores motivados e com projetos pensados para a indústria, bem como com soluções que possamos comercializar e/ou aplicar em nossos processos de fabricação”. O executivo mencionou que o programa tem potencial para “formar novos colaboradores para a nossa empresa”.

 

Este programa, de acordo com as partes envolvidas, conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal para Incentivo Fiscal para Pesquisa e Desenvolvimento.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4353-2900 e 0800-545-4122.

 

 

Imagem: FEI/Toledo

 

 

Mais conteúdo:

 

Como o padrão MT Connect se tornou o meio de comunicação entre máquinas CNC

 

Otimização do caminho da ferramenta na produção de peças com formato complexo

 

#FEI #ToledoBrasil #HUBICT #MM



Mais Notícias MM



Adoção de IA na indústria aumentou em 2022

Pesquisa da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

30/10/2023


Programa promove a capacitação e inclusão de mulheres na indústria

O Industry4Her, uma parceria entre a VDI e a Accenture, promove a participação de mulheres nos quadros profissionais de diferentes setores industriais, com foco na capacitação nas tecnologias associadas à indústria 4.0.

03/07/2023


Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil

A Abinfer e a Produto Consultoria estão à frente de um programa que tem como premissa promover a qualificação da cadeia produtiva de usinagem. Os planos incluem estreitar relações entre ferramentarias brasileiras e empresas no exterior.

26/06/2023