Adalberto Rezende, da redação.


 

O Grupo Dalca Brasil, com matriz na cidade de Bento Gonçalves (RS), desenvolveu uma célula robotizada voltada para o acabamento de peças metálicas submetidas a processos de usinagem e/ou fresamento.

 

Companhia do Rio Grande do Sul desenvolveu uma célula robotizada voltada para o acabamento de peças usinadas

Trata-se de um equipamento que executa o lixamento da superfície de metais para eliminar rugosidades e imperfeições que eventualmente não possam ser removidas por polimento manual (foto ao lado), evitando que tais anomalias prejudiquem a aparência de peças metálicas que receberão acabamento superficial cromado, por exemplo.

 

A peça a ser processada é colocada manualmente na célula e em seguida um equipamento robótico a manipula em uma mesa. Na sequência, o mesmo equipamento realiza o desbaste da peça, executando movimentos similares aos do lixamento manual. Após esta etapa, a peça acabada passa por uma avaliação.

 

A célula foi desenvolvida para o lixamento de torneiras fabricadas pela empresa gaúcha Meber Metais, fornecedora de linhas de metais sanitários que também tem planta industrial situada em Bento Gonçalves.

 

De acordo com Bruno Dal Fré, CEO da Dalca Brasil, é possível configurar a célula robótica conforme as necessidades de cada cliente. Em entrevista concedida à revista Máquinas e Metais, ele comentou mais sobre este assunto: “em relação à célula robotizada voltada para a afinação de metais e desenvolvida para o parque fabril da Meber, o projeto foi desenvolvido especificamente para o processamento de metais sanitários. Entretanto, esse equipamento tem a capacidade de lixar e afinar qualquer tipo de metal”. 

 

 

Configuração da célula

 

A célula robotizada para acabamento de peças usinadas desenvolvida pela Dalca consiste em uma cabine que comporta um conjunto de dispositivos de controle, lixas e mesa. A unidade também conta com sistema de exaustão e sistema de segurança como, por exemplo, interrupção do funcionamento dos dispositivos caso o operador acesse o interior da cabine. 

Cabine que comporta o equipamento para acabamento de peças usinadas desenvolvido pela Dalca

 

Segundo Bruno, a velocidade de trabalho do conjunto varia de acordo com a peça que está sob processamento. “Usando como exemplo esta célula robotizada, há uma etapa do processo em que são feitas 60 peças por hora, permitindo ao cliente a possibilidade de trabalhar em três turnos, de forma integral, tendo em vista que não há a necessidade da presença de um operador frente à máquina em 100% do tempo”, concluiu. 


 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3451-2950 ou pelo e-mail suporte@dalcadigital.com.br.


 

 

Imagens: Matheus Foletto/Divulgação


 

 

Mais notícias do ramo:

 

Medição por coordenadas 4D para o ramo de usinagem

 

Vagas abertas para consultoria gratuita sobre eficiência energética

 

#DalcaBrasil #CélulaRobotizada #MeberMetais #MM

 



 



Mais Notícias MM



Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Como otimizar a usinagem usando métodos científicos, criatividade e pensamento crítico.

Uma planta industrial de fabricação de moldes obteve aumento da produtividade graças a um projeto que reuniu expertises de profissionais da usinagem, da área de máquinas e de ferramental. Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”.

18/03/2024