A Engesolutions (São Paulo, SP), passou a prestar serviços de análise estendida, visando detectar a presença de partículas que causam danos ao desempenho de componentes e ao funcionamento de máquinas operatrizes.

 

A empresa utiliza um microscópio eletrônico de varredura (MEV) por meio de espectroscopia de raios-X de energia dispersiva (SEM/EDX), obtendo mais informações sobre o formato da partícula (terceira dimensão) e/ou sua composição química (metálica ou não metálica, dura ou flexível, abrasiva ou não-abrasiva), as quais podem ser usadas para caracterizar a origem da contaminação em peças e máquinas.

 

As informações sobre características físicas das partículas, tais como dureza e abrasividade, só podem ser adquiridas pelos métodos de análise estendida, que combinam as tecnologias MEV e SEM/EDX, as quais associam o aspecto das partículas

a classes específicas de materiais definidas conforme sua composição elementar. Isso permite obter informações sobre a origem das partículas e sobre os danos que elas podem causar às superfícies metálicas em que são encontradas.

 

De acordo com Roberta Pereira Calciolari, gerente da Engesolutions, “em muitos casos a característica de brilho metálico, determinada em análise padrão, pode ser um bom indicador de partícula metálica e assim, de uma partícula condutora. No entanto, se a natureza metálica da partícula precisar ser determinada com certeza, devem ser implementados os métodos de análise estendida”.

 

A gerente explica ainda que o equipamento normalmente é encontrado para prestação de serviço em entidades publicas e instituições de ensino como Senai. “A Engesolutions está oferecendo aos seus clientes a possibilidade de realizar uma análise estendida de partículas em um laboratório privado com toda a segurança e praticidade de quem já faz analise de sujidade há mais de 10 anos”, declarou.

 

Foto: Engesolutions

 

 

Leia também:

 

Medição por coordenadas 4D para o ramo de usinagem

Um modelo para a manufatura inteligente



 

#análiseestendida   #Engesolutions



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024