A suíça Tornos Group, especializada na fabricação de tornos de cabeçote móvel, também conhecidos como “tornos suiços", apostou no potencial da indústria brasileira como consumidora de equipamentos de alta tecnologia ao trazer para o mercado local a máquina DT26 HP, com alta potência do fuso (superior a 10,5 kW). 

A diretora de operações da empresa no Brasil e nos Estados Unidos, Naiane Nunes, destacou que se trata de um equipamento sofisticado, mas acessível para empresas de usinagem que estão iniciando no uso desse tipo de torno: “É um equipamento compacto e modular, capaz de fabricar componentes para mercados diversos, a partir de barras com seção de até 26 mm”.

Constituída por cinco eixos lineares e dois spindles, a máquina é equipada com bucha-guia motorizada e, em menos de 15 minutos, pode ser convertida para executar operações com pinça. "Para adaptá-la às necessidades de produção, a bucha-guia pode ser removida para obter um comprimento máximo da peça de trabalho de 45 mm", explicou Daniel Xavier De Moura, mecânico da Tornos no Brasil.

Além das máquinas, a Tornos oferece soluções de fluxo de trabalho de produção, incluindo o software TISIS, integrado para a Indústria 4.0, para programação e conexão direta com a máquina.

A empresa investiu recentemente na criação de um showroom na cidade de Campinas (SP) e em uma equipe nacional para operações, vendas e assistência técnica. Em 2021, a multinacional teve um crescimento global de 65,9%. Contribuíram para este crescimento a prestação de serviço, como reposição de peças e a atualização dos maquinários mais antigos para padrões mais recentes. No Brasil, a companhia expandiu as vendas para novos segmentos. "Os mercados automotivo (componente da foto ao lado), odontológico e médico continuam sendo os segmentos mais expressivos", informou Nunes. 

 

Fotos: Tornos Group

 

Leia também:

Indústria brasileira mais próxima das tecnologias digitais

Tornos brasileiros conquistam o mercado internacional

 

#tornos  #tornosuíço



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024


Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística

O processo de fundição de alumínio sob pressão para a produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias, é mais uma das características da indústria da mobilidade elétrica. A técnica recebeu o nome de gigacasting pelas dimensões das máquinas e das peças que, moldadas em menos tempo, substituem itens usinados e estampados.

06/02/2024