O Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa) e o Ministério da Economia/Secex divulgaram informações sobre um levantamento feito no ramo de sucata ferrosa no Brasil que apontou aumento da procura por esse tipo de material em 2021.

 

Consumo de sucata metálica aumenta no Brasil

 

De acordo com as entidades, a alta da demanda por metais provenientes de sobras de processos industriais no País contribuiu para um aumento de 169% do volume de sucata importada, que no ano passado foi de 244.696 toneladas, frente às 90.919 toneladas contabilizadas em 2020.

 

Isso também levou à redução de 30% das exportações de sucata ferrosa em 2021, cujo volume passou de 731.148 toneladas (2020) para 509.356 toneladas. Em comunicado à imprensa, foi informado que usinas reduziram em 93,7% as compras de material importado em dezembro último. Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa, disse que, “o mercado interno está atualmente abastecido de sucatas e em condições de atender plenamente as usinas siderúrgicas”.

 

Ele também comentou sobre os motivos que levam os fornecedores de sucata metálica a exportar material: “A exportação é uma forma de manter as operações das empresas para garantir a subsistência do ciclo de materiais recicláveis e o sustento de milhares de pessoas, incluindo cerca de 1 milhão de catadores, quando o consumo cai no País ou os preços são reduzidos”. Já a respeito das importações, o executivo disse que, “as siderúrgicas recorrem às importações para pressionar a baixa de preços da sucata ferrosa no Brasil”.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Na seção Guias em nosso site estão disponíveis dados sobre fornecedores de máquinas e equipamentos para processamento de metais no Brasil.


 

Imagem: Pixabay

 

Leia também:

Impressão 3D de metais conquista espaço na manufatura

Formação de cavaco e microdureza da peça no fresamento do aço VP100

 

#Inesfa #Sucata #Mercado #Brasil #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Peças e ferramentas em metal duro serão impressas em 3D

Sandvik desenvolve metal em pó e processo proprietário para a impressão de componentes em metal duro.

06/03/2023


Por que os testes em aços especiais são tão rigorosos?

Gestor do ramo de aços comenta sobre o investimento na implantação de laboratórios de análises de metais dentro de indústrias do setor metalmecânico.

06/03/2023


ABNT publica norma que vai acelerar o uso do grafeno no ambiente metalmecânico

Saiu a primeira norma brasileira sobre caracterização de grafeno, material que pode ser usado em revestimentos para materiais metálicos e na formulação de lubrificantes.

02/03/2023