Após o período ruim provocado pela pandemia do coronavírus, o mercado do aço no Brasil mostra recuperação e tem tudo para fechar este ano com lucros expressivos. O Instituto Aço Brasil estima que o consumo aparente da matéria-prima deve subir 24,3% de janeiro a dezembro, atingindo uma produção de 26,7 milhões de toneladas. A projeção também indica que a produção de aço bruto crescerá 14,7% em 2021, chegando a 36 milhões de toneladas, e as vendas internas serão 17% maiores, com 22,8 milhões de toneladas. 

Segundo a entidade, os resultados positivos são frutos da retomada do mercado interno nacional após a quase paralisação dos negócios causada pela pandemia do coronavírus. Para o ano que vem, a expectativa é de que a produção terá uma alta de 2,2%, alcançando 36,8 milhões de toneladas, enquanto as vendas internas subirão 2,5% (23,3 milhões de toneladas) e o consumo aparente, 1,5% (27,0 milhões de toneladas).

A diminuição do ritmo de produção no ano que vem, de acordo com o Instituto Aço Brasil, é atribuída ao fato de que o mercado nacional – principal responsável pelo cenário positivo verificado neste ano – já se encontra plenamente abastecido, não havendo mais espaço para um forte crescimento neste segmento. Além disso, os preços das commodities estão se estabilizando ou até sendo reduzidos em nível internacional. Por outro lado, há a expectativa de que haja certo nível de flexibilização das medidas protecionistas instauradas em vários países que limitaram a importação de aço, entre outros materiais. 

 

#materia-prima: #aço #indústria #mercado #brasil #usinagem #acobrasil

 



Mais Notícias MM



Netzsch inaugura nova fábrica de bombas no Brasil

Fabricante alemã de bombas de fuso escolheu a cidade de Pomerode (SC) para sediar sua nova fábrica em território brasileiro, optando por um modelo híbrido em relação às operações de usinagem.

01/04/2024


MWM, uma empresa Tupy, investe em peças de reposição e em novo motor para o setor de defesa.

Os atuais planos da MWM incluem atender à demanda de setores consumidores de propulsores para veículos fora de estrada, implementos agrícolas, máquinas para geração de energia e para o setor marítimo. Assim, a empresa ampliou o seu portfólio de peças para motores a diesel e está também participando de um projeto de atualização do motor do veículo militar Cascavel, do Exército Brasileiro. Novos equipamentos de usinagem e fundição deverão ser adquiridos.

07/03/2024


Haimer passa a distribuir sistemas de gerenciamento de ferramentas de usinagem

A fabricante alemã de porta-ferramentas adquiriu participação na desenvolvedora de software de controle e inventário de ferramentas Wintool.

04/03/2024